A Sonos é uma fabricante de referência no segmento de áudio, com variadas opções em colunas ou soundbars. Mas até há bem pouco tempo faltava-lhe entrar num segmento de produtos bem popular: auscultadores.
Essa lacuna foi colmatada com o lançamento dos Sonos Ace, uns auscultadores topo de gama. Este modelo foi lançado por 499 € e testei-o durante as duas últimas semanas. Neste artigo conto-te a minha opinião sobre o mesmo.
Unboxing
No interior da caixa dos Sonos Ace encontras tudo o que precisas para começar a usar os auscultadores. Estes chegam já dentro da sua bolsa rígida para arrumação e transporte, que tem um acabamento em tecido.
Além dos auscultadores e da bolsa de transporte, também encontras os dois cabos que vais necessitar. Temos um cabo USB-C para USB-C de carregamento e passagem de áudio e também um cabo USB-C para jack 3,5 mm para ligar o equipamento com essa entrada.
Qualidade de construção e design
Os Sonos Ace combinam um design minimalista e uma construção sólida. Temos plástico, combinado com pele sintética na zona oval que descansa por cima da cabeça e ligação em metal junto à zona das almofadas.
Essas mesmas almofadas têm espuma de memória e, sendo esta uma zona que se pode estragar com o uso intensivo, são trocáveis. São facilmente retiráveis com o mecanismo magnético e podem ser assim substituídas por outras se necessário.
O sentimento geral é que a Sonos tinha o propósito de conceber uns auscultadores que mostrassem e fizessem sentir premium. E isso acontece. Pecam apenas por não serem dobráveis, pelo que arrumados na caixa acabam por ocupar mais espaço face a outros concorrentes diretos. Mas nada de problemático se espaço na mala não for um problema.
Conforto e controlos
Esse sentimento premium transporta-se também para o conforto. Os Sonos Ace estão acima da média em termos de conforto entre os headphones que tenho testado. Ainda por cima testei-os durante dias de bastante calor e apenas senti algum desconforto após os usar por muitas horas.
Ao contrário de outras marcas que optam por um híbrido entre controlos táteis e físicos, os Sonos Ace possuem apenas três botões físicos que fazem todos os controlos. Do lado esquerdo temos um botão único onde ligas e desligas os auscultadores.
Do lado direito estão situados dois botões. Um botão onde é possível pausar ou retomar a música e usar para aumentar ou diminuir o volume; o botão secundário serve para ativar o cancelamento de ruído ou modo de transparência. É uma boa experiência neste campo.
Qualidade de áudio
Os Sonos Ace possuem uma qualidade de áudio que vai agradar à maioria dos utilizadores. Podes contar com um áudio de boa profundidade, com espaço para os tons graves, médios e agudos em boa proporção.
O que sentimos, neste campo, é que faltam algumas funcionalidades premium para este preço. Estes suportam aptX Adaptive e aptX Lossless, mas não contam com suporte para LDAC para áudio de alta fidelidade. Além disso, quando os usas por cabo têm de estar ligados, já que não funcionam de forma passiva.
Além de termos uma boa predominância nos graves, as vozes também estão bastante claras. São bons para ouvir música, mas até acabam por brilhar mais no consumo de filmes ou séries. Os diálogos ouvem-se com grande clareza e vais saltar do sofá quando houver explosões à mistura. Não são os melhores do segmento neste campo, mas fazem um ótimo trabalho. E também contam com deteção da cabeça para uma experiência mais espacial.
Cancelamento de ruído e modo transparência
O cancelamento de ruído é dos melhores que já testei e está assim ao nível dos melhores do segmento. Tens aqui uns headphones que te vão fazer evitar os ruídos daquela viagem barulhenta de autocarro ou avião, mas também a máquina de lavar a roupa enquanto estudas ou trabalhas.
Também conseguem isolar sobremaneira vozes de pessoas ou outros ruídos, embora aí com menos intensidade. Transmitem uma ótima experiência neste campo, não ficando nada a dever aos concorrentes.
Quando se trata de ouvir o que está à nossa volta e ativar o modo transparência, a experiência também é positiva. Com o toque de um botão conseguimos ouvir melhor a nossa voz e facilmente ter uma conversa com quem nos rodeia. Seria interessante podermos ter uma funcionalidade para baixar a música quando falamos, como acontece noutros concorrentes.
Chamadas
No campo das chamadas diria que os Sonos Ace fazem um trabalho decente, sem impressionar. Os seus microfones conseguem cancelar algum do ruído quando estás em chamada, embora a voz tenha tendência para abafar um pouco para quem está do outro lado, quando o ruído à tua volta aumenta.
A experiência geral de auscultadores em chamadas não é famosa e os Sonos Ace seguem essa tendência. Ainda assim, num ambiente controlado, não terás problemas em usá-los para videochamadas ou chamadas de forma mais ou menos ocasional.
Software e app
Como seria de esperar num produto desta faixa de preço, contam com Bluetooth multiponto. Isto significa que os podes emparelhar facilmente a dois dispositivos (por exemplo, um smartphone e um computador). E também possuem sensores para pausar a música quando os retiras e retomar quando os colocas.
Um pormenor que os diferencia é a ligação a alguns dos dispositivos de áudio do ecossistema Sonos; no caso, as soundbar Sonos Arc. Esta integração permite que possas fazer a troca rápida de áudio da TV das Sonos Arc para os Sonos Ace e assim evitar incomodar os outros.
A parte menos positiva no meio disto tudo é que apenas são compatíveis com as Sonos Arc. Se tiveres uma Sonos Amp ou umas colunas Sonos Era 100, ou Era 300, essa compatibilidade não se encontra disponível. Também não possuem integração Wi-Fi com outros produtos da marca que alguns poderiam esperar.
Por fim, a app. Esta conta com várias opções de personalização, desde o equalizador à ativação de funcionalidades com o Bluetooth multiponto ou a deteção de colocação. Também é lá que a podes associar à Sonos Arc, se tiveres uma por casa. É uma app simples, onde notarás a falta de personalização de controlos que já são feitos diretamente nos botões físicos.
Bateria
Os Sonos Ace também possuem um nível de autonomia forte, como se espera nesta faixa de preço. Estão acima da média, embora a par com concorrentes diretos como os Sony WH-1000XM5, já que a Sonos promete 30 horas de autonomia com o ANC ligado.
Pela minha experiência, esses números estão bem perto da realidade que podes esperar de um produto para usar durante vários dias. Seja em viagens de avião mais longas ou no dia a dia, é um equipamento que só terás de carregar de muito em muito tempo.
Conclusão: simplesmente premium
Para quem procura um produto premium, encontra-o nos Sonos Ace. São muito bem construídos e transmitem essa sensação desde a primeira utilização. São também bastante confortáveis e ergonómicos para uma utilização mais intensiva e as almofadas são trocáveis. Também contam com boa qualidade de áudio, ótima autonomia e cancelamento de ruído.
Distinguem-se por serem compatíveis com as soundbars Sonos Arc, mas não são compatíveis com outros produtos do género da marca nesse aspeto. Também seria de equacionar numa próxima geração, perdendo-se talvez a parte de alumínio, permitir que sejam dobráveis para serem mais compactos ao arrumar.
Se tens 499 € para gastar nuns headphones com excelente cancelamento de ruído, construção e design, os Sonos Ace devem entrar nas tuas possíveis escolhas. Mas há outras alternativas que deves considerar, como os Sony WH-1000XM5 ou os Bose QuietComfort Ultra.
Sonos Ace
- Drivers: 40 mm
- Codecs: aptX Adaptive e aptX Lossless
- Autonomia: até 30 horas com ANC