Sobreaquecimento nos iPhone 15 Pro: há uma explicação para os problemas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Os recentes lançamentos da Apple, com o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max à cabeça, têm sido o centro das atenções por razões menos positivas. Vários utilizadores têm notado que estes smartphones têm problemas de sobreaquecimento, um tema que não é estranho a modelos anteriores.

Existiam especulações iniciais sobre se o novo processador A17 Pro poderia ser o culpado por detrás desses problemas térmicos. No entanto, Ming-Chi Kuo, um conhecido analista da Apple, descarta esta possibilidade.

iphone 15 pro max

Apple terá sacrificado sistema térmico em favor da leveza

Segundo Kuo, a origem do sobreaquecimento não está relacionada com o avançado processo de 3 nanómetros da TSMC, usado no fabrico do processador. Ao invés disso, Kuo aponta compromissos feitos no design do sistema térmico para alcançar um peso mais leve como a causa principal.

A redução da área de dissipação de calor e a utilização de uma moldura em titânio são destacadas como decisões de design que afetam negativamente a eficiência térmica.

A Estrutura de titânio e a falta de dissipação de calor

Os modelos em questão foram projetados com uma moldura de titânio de grau 5 ligada à estrutura de alumínio interna. A Apple afirmou que esta nova estrutura metálica auxilia na dissipação de calor.

No entanto, além das folhas de grafite que transferem o calor da “logic board” para o vidro traseiro, não existem mecanismos de arrefecimento adicionais nos smartphones. Kuo antecipa que a Apple será provavelmente obrigada a abordar esta situação por meio de atualizações de software.

Ainda assim, adverte que as melhorias podem ser limitadas, a menos que o desempenho do processador seja reduzido. Se a Apple optar por esta via, seria uma estreia para a empresa, que anteriormente abandonou os processadores da Intel para os Macs, devido a problemas semelhantes.

Caso a Apple não resolva adequadamente esta questão, existe o risco de impactar negativamente as vendas durante o ciclo de vida desta série iPhone 15 Pro. Espera-se que a empresa encontre uma solução que não comprometa o desempenho dos seus dispositivos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.