Snapdragon 8 Gen 3 será consideravelmente melhor que o seu antecessor

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A pouco mais de um mês da apresentação oficial do Snapdragon 8 Gen 3, surgem mais testes de benchmarks ao novo processador da Qualcomm. E a julgar pelo que vemos no mais recente, o novo chip trará uma melhoria significativa no seu desempenho face ao Snapdragon 8 Gen 2.

O teste em causa foi realizado na plataforma Geekbench 6 Vulkan que dá maior destaque ao desempenho gráfico. Com efeito, o novo processador da Qualcomm arrecadou uns respeitáveis 15434 pontos.

Snapdragon 8 Gen 3

Snapdragon 8 Gen 3 promete ser graficamente 50% mais poderoso que o seu antecessor

Para melhor compreender os valores registados nesta plataforma de testes sintéticos, importa relembrar os resultados do Snapdragon 8 Gen 2. O processador apresentado no ano passado conseguiu perto de 10 mil pontos no mesmo teste.

A diferença nos resultados obtidos pelo vindouro Snapdragon 8 Gen 3 corrobora os rumores que apontam para um incremento de 50% no desempenho da sua GPU. Enquanto o Snapdragon 8 gen 2 ostenta uma Adreno 740, o novo processador da Qualcomm terá uma Adreno 750.

Isto significa que o Snapdragon 8 Gen 3 será um excelente processador para quem procura um smartphone para gaming. Aliás, honrará a herança deixada pelo seu antecessor, já considerado um dos melhores do mercado para este nicho.

Contudo, importa falar no recém-apresentado A17 Pro da Apple, também ele com um excelente desempenho gráfico. Aliás, este foi um dos destaques da apresentação dos iPhone 15 Pro, com a tecnológica americana a promover o seu novo smartphone como um excelente produto para gaming.

Com a chegada do Snapdragon 8 Gen 3, esse destaque poderá ser eclipsado pelo novo processador da Qualcomm. Ao que tudo indica, o último será melhor que o seu direto rival da Apple.

Olhando para o desempenho do CPU do Snapdragon 8 Gen 3, parece também aqui haver um destaque face ao A17 Pro. Os mais recentes testes multi-core revelam 7400 pontos para o processador da Qualcomm, ao passo que o chip da Apple regista 7288 pontos.

É uma diferença marginal e que, muito provavelmente, não será sentida numa utilização quotidiana. Ainda assim, é um trunfo que a Qualcomm poderá usar para sublinhar a superioridade do seu componente face a um dos seus maiores rivais.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.