Durante a sua conferência Qualcomm Tech Summit, a fabricante de processadores mobile anunciou uma grande novidade: de futuro, atualizações gráficas (GPU) serão enviadas através da Google Play Store. Esta é uma forma de facilitar o processo de atualização, que anteriormente tinha de ser aprovado pelas operadoras, no caso dos Estados Unidos.
A verdade é que as fabricantes (Huawei, Samsung, Xiaomi, etc) terão de fazer testes na mesma antes de permitir a atualização na loja. Contudo, ao cortar a aprovação das operadoras, a Qualcomm está a acelerar e a facilitar o processo para todas as partes envolvidas.
Esta decisão por parte da Qualcomm foi também influenciada pelo Project Mainline, incluído no Android 10. O Mainline permite que componentes do Android sejam atualizados pela Play Store, tal como já são as aplicações e jogos.
O Project Mainline também tem a vantagem de permitir a distribuição rápida de correções de bugs e atualizações de segurança. Sendo a Google Play Store o serviço mais utilizado em telemóveis Android, estas alterações fazem todo o sentido.
Snapdragon 865 e 765 serão os primeiros a estrear a novidade
É importante salientar que processadores lançados anteriormente ao Tech Summit não irão ter atualizações através da Google Play Store. Para já, apenas o Snapdragon 865 e 765 podem "gabar-se" de tal novidade.
Apresentados durante o Qualcomm Tech Summit, os Snapdragon 865 e 765 são as próximas apostas da fabricante americana. O Snapdragon é um processador topo de gama com litografia de 7 nanómetros, permitindo velocidades e eficiência energéticas superior a qualquer CPU anterior.
Já o Snapdragon 765 é um processador pronto a equipar telemóveis de média-alta gama. Um dos grandes pontos de interesse deste novo CPU é o seu suporte para 5G, que irá possibilitar a equipamentos medianos ter a tecnologia de dados móveis.
Editores 4gnews recomendam:
- Meizu promete bater a Xiaomi e Samsung! Será a primeira a usar o Snapdragon 865?
- Opera para Android: vê como ter o desejado Dark Mode para qualquer página!
- Google Fotos torna a partilha de momentos mais interativa. Sabe como