LG Gram Fold é o mais recente portátil dobrável a chegar ao mercado

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Após os smartphones dobráveis, várias marcas do segmento da informática apostam agora nos portáteis dobráveis. A mais recente empresa a entrar neste nicho de mercado é a LG com a apresentação do LG Gram Fold.

Como o nome indica, o principal atributo deste equipamento é o seu ecrã dobrável. Este visa oferecer aos utilizadores mais formas de utilizar o seu comutador portátil, além do formato irreverente face aos portáteis tradicionais que a maioria possui atualmente.

LG Gram Fold é um dos poucos portáteis dobráveis atualmente no mercado

A aposta nos portáteis dobráveis está ainda a dar os primeiros passos, apenas com marcas como a ASUS e Lenovo a ter a audácia de apostar neste formato. Agora, contudo, têm a concorrência da LG, uma das maiores fabricantes de ecrãs no mundo.

LG Gram Fold

O principal atrativo do LG Gram Fold é o seu ecrã OLED com 17 polegadas quando totalmente aberto, com uma resolução de 2560 x 1920 pixels e um aspeto 4:3. Já quando dobrado, este painel apresenta uma diagonal de 12 polegadas.

Quando dobrado, os utilizadores terão um teclado virtual na parte inferior do ecrã para interagirem com o software. Todavia, a LG permite que seja acoplado um teclado físico para os amantes de uma experiência mais tradicional.

Ainda no capítulo da interação com o LG Gram Fold, a empresa sul-coreana adicionou o suporte para canetas digitais. Contudo, é pouco provável que este acessório venha incluído na caixa do portátil.

Dobradiça conta com resistência suficiente para pelo menos quatro anos de uso

As preocupações com a durabilidade e resistência deste tipo de produtos são fundamentadas. Para acalentar os receios dos potenciais compradores do LG Gram Fold, a sul-coreana garante a resistência da sua dobradiça para 30 mil dobras.

LG Gram Fold

Quando comparado com os smartphones dobráveis, este não é um número impressionante. Contudo, é provável que feches e abras um portátil com menor frequência. Caso abras e feches o portátil 20 vezes por dia, está assegurada a sua resistência para os próximos quatro anos.

Olhando agora para as suas especificações, o LG Gram Fold vem equipado com um processador Intel Core-i5 1335U e uma gráfica Iris Xe. Conta ainda com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento NvMe SSD.

O LG Gram Fold chega com uma bateria de 72 Wh e beneficiará de carregamento rápido a 65 W. Importa ainda dar conta da presença de duas colunas estéreo, Bluetooth 5.1, Wi-Fi 6E e duas portas USB-C.

Para terminar, dizer que este portátil dobrável será vendido na Coreia do Sul pelo equivalente a 3526 €. A LG referiu este equipamento terá uma disponibilidade limitada e não temos informações sobre a sua disponibilidade global.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.