O mais recente chipset ou processador da norte-americana Qualcomm foi desvendado no início desta semana, sendo ele o Snapdragon 8 Gen 3. Entretanto, os primeiros testes sintéticos de benchmarks mostram-se incrivelmente promissores, podendo inclusive superar o A17 da própria Apple que equipa os iPhone 15 Pro.
Ainda que este "poder" esteja de momento limitado ao "papel" em testes sintéticos de benchmark, certo é que em breve teremos os primeiros smartphones Android a chegar às lojas com este processador. Assim sendo, é evidente que este componente poderá não só rivalizar, como também ultrapassar até o desempenho dos iPhone 15 Pro.
Benchmarks revelam que o Snapdragon 8 Gen 3 pode bater o iPhone 15 Pro
O verdadeiro potencial do novo processador Qualcomm ainda não foi testado no mundo real, num smartphone comercial, de acesso geral. Porém, as primeiras publicações de benchmarks dão conta de um desempenho digno de nota, tendo já avaliando o desempenho geral do chipset.
Face ao exposto e aos valores obtidos, podemos assim comparar as suas métricas com aquelas obtidas pelo chipset Apple A17 Pro, o chipset que equipa os iPhone 15 Pro. Teremos, finalmente, um SoC para dispositivos Android capaz de igualar e até superar um processador da Apple? Tudo aponta nesse sentido.
Mais concretamente, o chipset Snapdragon 8 Gen 3, em teste multi-núcleo no Geekbench 6, obteve pontuação de 7 501, acima do iPhone 15 Pro Max e do A17 Pro da Apple. Note-se que este chipset obteve uma pontuação de 7.237.
Pontuações de benchmarks dão destaque ao Snapdragon 8 Gen 3
Acima podemos ver os primeiros resultados obtidos pelo Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm. Mais concretamente, neste teste em apreço obteve perto de 600 pontos abaixo da pontuação de 2.926 obtida pela Apple.
Por outro lado, note-se que a Qualcomm também obteve um grande destaque no benchmark AnTuTu, com uma pontuação de 2.139.281, bem acima dos 1.487.203 da Apple.
Em síntese, vemos aqui que o novo SoC da Qualcomm poderá competir diretamente com o SoC A17 Pro do iPhone 15 Pro. Note-se, contudo, que o Snapdragon 8 Gen 3 é um chip de 4 nm, ao passo que o processador da Apple é a 3 nm. Ou seja, temos aqui uma ligeira superioridade da Apple.
Editores 4gnews recomendam: