Snapdragon 8 Gen 3 chega este mês e arrasa na pontuação do AnTuTu!

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Deverá ser ainda este mês, outubro, que a Qualcomm vai revelar o seu próximo chip premium Snapdragon 8 Gen 3. O super processador traz consigo um aumento significativo no desempenho, dizem os novos rumores, que já foi comprovado pela plataforma AnTuTu.

Snapdragon 8 Gen 3 obtém 2 milhões de pontos na plataforma AnTuTu

Good news: The Antutu scores for the 8 Gen 3 have been revealed.8G3Total score 2MGPU 840K, +40% compared to 8G2CPU 440K, +15.7% compared to 8G28G2Total score 1,60MGPU 600KCPU 380KAnd surprisingly... it supports LPDDR5T? I heard that the Dimensity 9300 supports… pic.twitter.com/cw1a2rrc5y

— Revegnus (@Tech_Reve) 7 de outubro de 2023

Os conhecidos leakers Digital Chat Station e Revegnus revelaram que o chip já passou pela AnTuTu, onde mostrou todo o seu poder. Os leakers estão a avançar que o novo processador da Qualcomm obteve nada mais nada menos que 2 milhões de pontos na plataforma de benchmarking. Recorde-se que o seu antecessor, Snapdragon 8 Gen 2, nos mesmos testes registou 1,6 milhões de pontos.

Segundo as informações reveladas, o maior salto no desempenho fica a dever-se à GPU integrada que fornece uma melhoria de 40%, face ao chip anterior. Nos testes da AnTuTu, o novo Snapdragon 8 Gen 3 registou 840k enquanto o Snapdragon 8 Gen 2 obteve 600k.

Espera-se que o novo processador de topo Qualcomm chegue equipado com a GPU Adreno 750. Estas são boas notícias para os adeptos de jogos móveis que têm neste chip uma forma de responder a todas as exigências dos títulos que jogam.

Já no que respeito à CPU, a melhoria é menos significativa. Dizem os leakers que o chip será 15,7% superior ao seu antecessor.

Desempenho de Snapdragon 8 Gen 3 pode ser influenciado pela RAM utilizada

Devemos salientar que estas pontuações são apenas os primeiros benchmarks. O desempenho do Snapdragon 8 Gen 3, no mundo real, pode ser diferente.

Digital Chat Station chama a atenção para o facto de o chip ter sido testado com memória RAM LPDDR5T que é mais rápida e eficiente que a conhecida RAM LPDDR5X.

Tendo esta informação em conta, devemos supor que os smartphones que estejam equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 3 e memória RAM LPDDR5X podem fornecer um desempenho menos potente. Por outras palavras, a memória RAM integrada nos smartphones com o novo chip Qualcomm pode influenciar o aumento no seu desempenho.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt