Apple enfrenta novos problemas ao usar o Wi-Fi no iOS 17

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple apresentou a 12 de setembro os seus novos iPhone 15, aproveitando também a ocasião para começar a distribuir globalmente o iOS 17, a mais recente iteração do seu sistema operativo. Porém, ambos os lançamentos estão pejados de problemas sérios.

Ao que tudo indica, o mais recente bug ou erro no iOS 17 está a dificultar seriamente alguns utilizadores em algo tão simples como a conexão à rede sem-fios na sua casa. Por outras palavras, o mero ato de se ligar ao Wi-Fi no iPhone está a ser impossível.

Problemas no uso do Wi-Fi no iOS 17? Não é caso único!

Apple iOS 17
Imagem ilustrativa das mudanças do iOS 17 no grafismo geral de sistema. Crédito: Apple.

Apresentado durante a WWDC 2023, o iOS 17 foi globalmente disponibilizado em setembro último, logo que a gama de telefones iPhone 15 foi oficialmente desvendada. Pouco depois, porém, começariam a surgir os primeiros problemas assim que o novo software foi instalado nos telefones Apple.

Ainda que o sistema esteja mais simples e intuitivo para o utilizador comum, além de trazer novas funcionalidades indubitavelmente úteis e bem implementadas, certo é que nem tudo é perfeito. Entre as várias sombras de cinza estão agora as falhas na conexão à rede Wi-Fi assim que o utilizador instala esta versão.

Apple iOS 17
Imagem ilustrativa das mudanças do iOS 17 no grafismo geral de sistema. Crédito: Apple.

A queixa mais recente prende-se exatamente com o acesso à Internet e manutenção de uma ligação estável à rede sem fios. Algo que não estará a funcionar como seria de esperar nos iPhone com iOS 17. As queixas somam-se no X (ex Twitter).

iOS 17 traz novos problemas para os iPhone da Apple

Having WiFi connection issues on my iPhone 15 Pro (at least on my home WiFi). Takes forever to connect and once it’s connected, pages load very slowly if at all. Then randomly it works for a bit. Then it doesn’t work anymore. Anyone else run into this?

— Kevin Clark (@vernalkick) 28 de setembro de 2023

As queixas estão também a inundar alguns fóruns dedicados, com mais utilizadores a apontar as falhas em funções básicas nos seus telefones Apple. Neste caso, os utilizadores apontam que esta ligação à Internet. Isto mesmo estando estabelecida, acaba por não ser a escolhida para carregar conteúdos no iPhone e estabelecer a efetiva ligação.

Por outro lado, temos outros relatos a afirmar que as aplicações que dependem do acesso à Internet simplesmente deixam de funcionar ou a ligação fica demasiado lenta para poder ser utilizada.

Acesso à Internet fica difícil nos iPhone com iOS 17

Anyone of you got an iPhone 15 Pro? Wondering if it's just me but the wifi connectivity is a joke most of the time!? I've returned to Apple from Samsung but I'm not amused right now ...

— ganweaving.bsky.social (@GanWeaving) 29 de setembro de 2023

Por outro lado, este problema por vezes deixa de se fazer sentir por alguns minutos ou requer que a ligação Wi-Fi seja desligada e novamente ativada. Ou seja, de momento aparente ser um problema errático, sem causa aparente.

Face à problemática exposta a gigante de Cupertino está já a disponibilizar uma atualização de correção sob a forma do iOS 17.0.3 com várias correções de bugs, além de atualizações de segurança.

Who’s got the iOS 17.0.3 update? 🔥#iPhone15Pro pic.twitter.com/Jxa2Omoahf

— Safwan AhmedMia (@SuperSaf) 4 de outubro de 2023

O novo update para os iPhone tem um peso de 423 MB, começando agora a ficar disponível para os modelos eleitos. Além disso, vem também resolver o problema do aquecimento exagerado durante o carregamento.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.