A apresentação de uma nova geração do processador de topo da Qualcomm é a antecipação do lançamento de vários smartphones premium. Agora foi revelada a data em que o super chip vai ser anunciado.
Mas melhor já sabemos quais são alguns dos flagships que vão estar equipados com o próximo chip de última geração.
A informação chega através do leaker Digital Chat Station que avança, na rede social chinesa Weibo, que o chip vai ser lançado no final de setembro deste ano. De acordo com os rumores, o novo processador vai registar melhorias significativas no desempenho face ao modelo anterior.
O novo Snapdragon 8 Elite 2 vai ser construído sob o processo de 3 nm de terceira geração da TSMC. Tal significa que vai fornecer um aumento de 4% no desempenho e melhorar a eficiência energética em 9%, relativamente ao seu antecessor.
E o melhor de tudo é que terá este aumento no desempenho e no consumo de energia sem alterar as velocidades de clock. Por outras palavras, vai proporcionar uma navegação rápida e fluida, mas mais poderosa, sem drenar a bateria.
Segundo as informações divulgadas até ao momento, o processador Snapdragon 8 Elite 2 vai também contar com novos recursos para melhorar o processamento multimédia e gráfico.
Quais são os smartphones que vão ter o chip Snapdragon 8 Elite 2?
Entretanto, os rumores já divulgaram uma lista com os smartphones de topo que vão chegar equipados com o próximo processador de última geração da Qualcomm.
Dizem os rumores que os primeiros modelos a chegar ao mercado vão ser o Xiaomi 16 e o Xiaomi 16 Pro. Estes terminais devem ser lançados na China logo em outubro, pouco depois da Qualcomm anunciar o novo Snapdragon 8 Elite 2.
Mas há mais modelos nesta lista. A Xiaomi vai equipar o Redmi K90 Pro também com este chip. Depois temos o Realme GT 8 Pro e o iQOO 14.
Modelos como o OnePlus 14, Vivo X300 Ultra e OPPO Find X9 Ultra figuram também nesta lista.
Saliente-se ainda que no início do próximo ano, a Samsung vai lançar a sua nova série de smartphones de topo. Na geração Galaxy S26, é esperado que, pelo menos, o modelo Galaxy S26 Ultra esteja também equipado com este chip, ainda que numa versão personalizada para a gigante sul-coreana.