Smartwatches e smartbands estão a perder popularidade entre os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa Canalys acaba de revelar os seus dados sobre os mercados de smartwatches e smartbands referentes ao ano de 2022.

Os wearables registaram quedas nas vendas globais, o que sugere que estão a perder a popularidade entre os utilizadores.

Vendas de smartbands caem 18% e smartwatches 2% no último trimestre de 2022

Apple watch Ultra
A Apple continua a liderar o mercado de smartwatches com o maior número de unidades vendidas Crédito@Apple

A empresa Canalys acaba de divulgar a sua análise aos mercados de smartwatches e smartbands referente ao ano de 2022. E, de forma surpreendente, as vendas globais dos wearables registaram uma queda.

De acordo com a referida empresa, no último trimestre de 2022, as vendas das bandas inteligentes sofreram uma queda de 18% a nível global, com 50 milhões de unidades vendidas.

Já os smartwatches registaram uma queda de 17% nas suas vendas do último trimestre de 2022, sendo a primeira vez que este segmento experiencia um declínio de dois dígitos. Este segmento foi especialmente afetado pela desaceleração de crescimento do mercado da Índia.

Ainda que o segmento esteja a atravessar uma fase desafiante, a Apple continua a ser líder e conseguiu aumentar ligeiramente a sua quota de mercado, no último trimestre de 2022 face a período homólogo do ano anterior, passando de 27,1% para 27,5%.

As restantes marcas não tiveram a mesma sorte e todas registam uma diminuição na sua quota de mercado. A Google é a menos afetada com uma perda de apenas 0,7%. Por sua vez, a Xiaomi passou de 10,9% de quota de mercado no quarto trimestre de 2021 para 7,2% no mesmo período de 2022.

A Huawei, na mesma altura em 2021, detinha 9,1% de quota de mercado e em 2022 desce para 6,4%. Situação semelhante e preocupante para a Samsung que desce de 7,4% para 5,9% no quatro trimestre de 2022.

Em 2023 smartbands e smartwatches voltam ao crescimento, mas pouco

Juntamente com estes dados, a Canalys deu também a conhecer as suas previsões para este mercado para o ano de 2023. É então esperado que o mercado de smartbands cresça apenas 2% neste ano.

Por seu lado, os smartwatches vão também registar um crescimento modesto que será sempre abaixo dos 10%. A Canalys espera que as marcas, perante este cenário, apostem em equipamento de qualidade em detrimento da quantidade.

Por outras palavras, 2023 pode ter alguns lançamentos de wearables avançados em vez de ter muitos lançamentos de modelos mais básicos.

A empresa Canalys termina a sua previsão afirmando que “o desenvolvimento futuro vai concentrar-se no sistema operacional do smartwatch, com mais opções de conectividade e recursos de rastreamento suportados para uso pragmático” para responder ao “crescente interesse dos consumidores em relógios avançados".

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Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt