Smartphones Samsung podem estar em perigo. Atualizem já os Galaxy!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones Samsung Galaxy estão entre os mais populares do mercado apresentando aplicações próprias, bem como uma loja de apps dedicada. Todavia, estas apps da Samsung são a fonte da falha preocupante, agora detetada pela agência Kryptowire.

A segurança dos nossos smartphones e dispositivos móveis é da mais absoluta prioridade tendo em conta a quantidade e cariz de informações neles presentes, com dados sensíveis e inúmeros ficheiros pessoais. Agora, mais que nunca, é importante manterem os telemóveis Samsung Galaxy atualizados!

Atualizem já os smartphones Samsung Galaxy

A recém-descoberta falha de segurança em smartphones Samsung Galaxy coloca os dispositivos não atualizados em risco. O pior de tudo? Podem ser controlados remotamente por hackers e fontes mal intencionadas, além de outros riscos associados.

Importa frisar primeiramente que esta falha de segurança foi detetada pela agência Kryptowire através da sua ferramenta Mobile Application Security Testing. O caso foi prontamente relatado em publicação própria e comunicado à própria Samsung.

Já vos ocorreu que uma outra pessoa pode ter acesso ao seu smartphone? Infelizmente, tal é possível. As aplicações móveis estão a tornar-se no principal ponto de atividade profissional e pessoal, pelo que representam um alvo cada vez mais apetecível e utilizado pelos meliantes. - Alex Lisle, CTO da Kryptowire

Em síntese, a popularidade dos smartphones e aplicações da própria Samsung tornaram a fabricante e respetivas apps num alvo tentador face ao enorme público-alvo. A mais recente falha, agora exposta e corrigida pela Samsung é prova disso mesmo.

Apps da própria Samsung são a fonte da falha de segurança

Mais concretamente, as falhas de segurança foram detetadas na aplicação de Telefone da Samsung, presentes nos smartphones com Android 9 até ao Android 12. Ou seja, um universo enorme de utilizadores que podiam ser afetados pela falha.

Entretanto, a Samsung já atualizou esta aplicação de sistema. É, todavia, imperativo que os utilizadores mantenham os telefones atualizados, bem como as respetivas aplicações.

Para tal, acedam às Definições do smartphone e consultem a disponibilidade de atualizações de software. Em simultâneo mantenham as aplicações atualizadas, tanto através da Google Play Store, como através da própria loja de apps da Samsung.

Importa, por fim, frisar que esta falha foi detetada pela Kryptowire em novembro d 2021, data em que foi comunicada à própria fabricante. Entretanto, a marca disponibilizou a correção em fevereiro de 2022, com distribuição em curso desde então.

Numa última nota - mantenham os smartphones Samsung atualizados! Verifiquem as atualizações do Android, bem como da própria One UI e respetivas aplicações através da Play Store e loja de apps Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: Redmi Note 12 pode ser um dos smartphones de média gama mais poderosos do mercado
  • 3 (bons) gadgets Xiaomi que podes agora comprar em promoção
  • Xiaomi Redmi Note 11 Pro+ à venda mais barato que em Portugal
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.