Smartphones: estes são os 7 lançamentos mais esperados de 2023

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

2022 foi um ano repleto de lançamentos de novos smartphones. Os dois processadores de última geração da Qualcomm deram origem a vários modelos de topo Android enquanto a Apple lançou mais uma geração do seu icónico iPhone.

2023 promete ser tão ou mais animado no que respeita a lançamentos de novos modelos e alguns são já conhecidos. Na reta final do ano, preparámos uma lista com os lançamentos mais esperados e relevantes que vão acontecer. Estes são os 7 eleitos.

1. Samsung Galaxy S23

Smartphones 2023
Samsung, Apple e Xiaomi vão lançar alguns dos smartphones mais esperados de 2023 Crédito@RodionKutsaiev/Unsplash

No universo Android, um dos lançamentos mais esperados é a nova série de topo da Samsung Galaxy S23. São três novos modelos que chegam em fevereiro, dos quais se destaca o Galaxy S23 Ultra.

Desta vez, também a Europa terá direito a ter estes smartphones equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 2. Dizem os rumores que os novos modelos vão ter uma versão personalizada deste chip da Qualcomm.

Tal como dissemos, o destaque irá diretamente para o Galaxy S23 Ultra que poderá ser o primeiro smartphone da Samsung a exibir um super sensor com 200 megapixéis de resolução, além de nova tecnologia e software que vão transformar este modelo num “todo-poderoso” da fotografia.

2. Google Pixel 8

O Pixel 7 e 7 Pro chegaram em outubro de 2022 e recolheram críticas bastante positivas, a nível internacional. Tal está a dar origem a uma grande expetativa para a série 8 da Google que vai chegar em 2023.

Ainda não são conhecidos muito pormenores, mas sabe-se já que os modelos vão contar com o novo processador Tensor 3 aos comandos, com de até 12 GB de memória RAM e mais e melhores capacidades fotográficas.

Alguns rumores estão também a avançar que a série 8 da Google vai seguir o exemplo da rival Apple e incluir comunicações por satélite.

3. Google Pixel Fold

Há muito tempo que ouvimos falar no smartphone dobrável da Google, mas parece que em 2023 vamos finalmente conhecê-lo, com fontes a apontar o seu lançamento para maio do novo ano.

Até agora, os rumores divulgados dizem que o modelo vai ter um ecrã OLED principal de 7,6 polegadas e um secundário de 5,8 polegadas. Vai contar também com o processador Tensor G2, o mesmo do atualmente disponível Pixel 7 Pro.

O primeiro dobrável da Google vai apresentar ainda uma configuração de câmara dupla com um sensor primário de 64 megapixéis e um ultra grande angular com 12 megapixéis de resolução.

4. iPhone 15

O lançamento de uma nova geração do iPhone é sempre um dos mais aguardados e relevantes do ano. E a série iPhone 15 não será exceção. Aparentemente, a Apple vai manter a estratégia de diferenciar os modelos base dos mais avançados.

Por essa razão, as expetativas maiores estão reservadas para o iPhone 15 Ultra. Este modelo vem ocupar o lugar do iPhone 14 Pro Max e, segundo os rumores, vai incluir até especificações exclusivas.

Entre estas estará uma porta USB Tipo-C – os restantes modelos da série vão estar equipados com USB 3.0 – e um sensor telefoto periscópio. Por fim, a Apple poderá fornecer zoom ótico de 10x no seu modelo mais avançado para competir com o Galaxy Ultra que tem já esta característica incluída.

As más notícias, o preço da nova série vai aumentar face à geração anterior e o modelo com custo mais elevado será, sem dúvida, o iPhone 15 Ultra. Mas os preços elevados não têm sido impedimento para o iPhone 14 Pro Max ser um sucesso de vendas, por isso as perspetivas são boas para o novo iPhone 15 Ultra.

5. Samsung Galaxy Z Fold5

Este é o dobrável de topo da Samsung. Teremos de esperar até ao pico do verão, agosto, para o conhecer oficialmente, mas será um dos lançamentos mais relevantes da gigante sul-coreana.

Para já, estão disponíveis poucas informações, mas provavelmente o modelo vai estar equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2 e um ecrã maior que quando aberto irá transformar o Galaxy Z Fold5 num tablet.

6. Xiaomi 13

A série premium da Xiaomi está já disponível no mercado chinês, sendo que o seu lançamento global deverá acontecer no primeiro trimestre de 2023. Segundo rumores recentemente divulgados, aos modelos Xiaomi 13 e 13 Pro, vai juntar-se o novo Xiaomi 13 Ultra.

As especificações dos modelos base e Pro são já sobejamente conhecidas e sabemos que estamos perante terminais de topo, com carregamento rápido de 120 watts, processador Snapdragon 8 Gen 2 e um sensor primário quase com uma polegada de tamanho.

Por sua vez, o Xiaomi 13 Ultra chegará com um sensor periscópio que “vai chocar toda a gente”, segundo a informação mais recentemente divulgada. Não sabemos a razão do choque, mas poderemos estar perante um dos smartphones mais poderosos no campo da fotografia.

7. Samsung Galaxy Z Flip5

O novo dobrável concha da Samsung tem também chegada prevista para agosto de 2023. Este modelo é o mais vendido da marca, graças ao seu preço mais acessível.

Quanto a especificações, vai contar igualmente com o processador Snapdragon 8 Gen 2, um ecrã de 3,4 polegadas e um vinco menos visível do que o atual Galaxy Z Flip4.

Para manter este modelo como um dos mais vendidos do segmento dobrável, a Samsung terá de ter em conta a forte concorrência que marcas como a OPPO e a Motorola vão exercer em 2023 com modelos semelhantes bastante competentes.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt