Smartphones e tablets deverão perfazer 75% de todo o tráfego da internet já no próximo ano

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O setor mobile da tecnologia tem crescido a olhos vistos ao longo dos últimos anos. Hoje em dia, principalmente entre a população de faixa etária mais jovem, serão provavelmente muito poucos os que ainda não possuam um smartphone ou um tablet. As possibilidades que estes pequenos gadgets nos oferecem são cada vez mais alargadas, o que leva a que os computadores sejam cada vez mais dispensáveis para tarefas triviais como aceder às nossas redes sociais ou ver os nossos e-mails.

Vê também: Microsoft Surface, só falta o Phone para ficar perfeito

Como é óbvio isso é repercutido na origem do tráfego que se verifica na internet. Para te oferecer um exemplo prático daquilo que estou aqui a defender, atualmente, aqueles que visitam o site da 4gnews através de um dispositivo móvel estão já em maioria em relação aos que ainda utilizam o PC para o mesmo efeito. Se no nosso caso concreto as coisas são já assim, então como deverão ser os números no universo da internet?

Segundo um estudo levado agora a cabo pela Zenith, em 2017 o tráfego da internet oriundo de smartphones ou tablets deverá alcançar os 75%. Este é realmente um número avassalador, principalmente se tivermos em conta que em 2012 este número fixava-se apenas nos 40%.

Quererá isto dizer que os computadores têm os dias contados? Bem, nisso não acredito. A facilidade com que hoje em dia qualquer pessoa possui um tarifário com acesso à internet móvel faz com que o acesso à mesma seja cada vez mais facilitado, mas existem ainda algumas tarefas que requerem efetivamente o nosso computador pessoal.

Por exemplo, ser-me-ia muito pouco pratico estar neste momento a escrever este mesmo artigo através do meu smartphone. Logo, pelo menos para este efeito, o computador é, para mim, uma ferramenta de trabalho imprescindível. Adiante.

Outros números oriundos do estudo da Zenith mostram-nos que o país com a maior taxa de utilização de dispositivos mobile no mundo é, atualmente, a Irlanda, onde 92% da sua população é possuidora de um smartphone ou tablet.

Olhando agora para o setor da publicidade, também o setor mobile terá um enorme papel a desempenhar nos próximos anos. A Zenith acredita que em 2018, 60% da publicidade mundial terá foco no setor mobile. Passando agora isto para termos monetários, estamos a falar em cerca de 134 mil milhões de dólares, ultrapassando assim as receitas de publicidades convencionais como nos jornais, cinemas ou mesmo os tradicionais placares publicitários que vês na rua.

Sabemos já há muito tempo que esta febre dos smartphones tem vindo a tomar conta da sociedade atual, mas estes números ajudam-nos a perceber com maior precisão a sua dimensão. Acredito sinceramente que estes números só venham a aumentar com o passar dos anos.

Talvez queiras ver:

A dura verdade sobre os novos Apple Macbook Pro

Samsung Galaxy S8: Pela primeira vez temos informações oficiais acerca do terminal

Afinal, há um possível comprador para o Vine, por muito esquisito que seja

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.