Smartphones da Xiaomi terão funcionalidade que pode salvar vidas

Bruno Coelho
Comentar

A primeira grande preocupação da Xiaomi com terramotos, remonta a 2019. Aí lançava uma funcionalidade de alerta em colaboração com o Chengdu High-tech Disaster Mitigation Institute, para os seus smartphones e televisores.

A fabricante revela agora os resultados, e partilha que terá avisado os utilizadores de 35 terramotos com magnitude superior a 4,0. Desde novembro desse ano, 12,64 milhões de mensagens de alertas de terão sido enviadas.

Smartphones da Xiaomi poderão em breve monitorizar terramotos

A Xiaomi pretende ir mais além, e quer ser pioneira neste campo. Segundo revela o Gizmochina, a fabricante quer que os seus smartphones possam não só receber avisos de terramotos, como os possam monitorizar.

Smartphones da Xiaomi poderão em breve monitorizar terramotos
Smartphones da Xiaomi poderão em breve monitorizar terramotos

Para tal, os smartphones da fabricantes terão de ter sensores integrados para o efeito. Só assim estes poderão monitorizar as atividades sísmicas do planeta Terra em tempo real, e avisar os utilizadores em tempo útil.

A fabricante explica que, quando o sensor embutido deteta a vibração, irá saber julgar se é atividade sísmica ou não. O centro de alerta receberá as informações, e assim poderá calcular se ocorreu ali um terramoto.

É ainda referido que, caso a vibração seja definida como terramoto, será possível perceber vários dados. A magnitude, localização do epicentro e a hora a que ocorreu serão calculados, enviando imediatamente mensagens a quem se encontre potencialmente em risco.

Assim que a Xiaomi coloque esta funcionalidade em prática, será muito mais fácil monitorizar terramotos, mesmo em áreas onde antes não existia essa possibilidade. Infelizmente a fonte refere que não é expectável que a funcionalidade seja lançada em smartphones comercializados pela marca fora da China.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.