Smartphones da Xiaomi terão funcionalidade que pode salvar vidas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A primeira grande preocupação da Xiaomi com terramotos, remonta a 2019. Aí lançava uma funcionalidade de alerta em colaboração com o Chengdu High-tech Disaster Mitigation Institute, para os seus smartphones e televisores.

A fabricante revela agora os resultados, e partilha que terá avisado os utilizadores de 35 terramotos com magnitude superior a 4,0. Desde novembro desse ano, 12,64 milhões de mensagens de alertas de terão sido enviadas.

Smartphones da Xiaomi poderão em breve monitorizar terramotos

A Xiaomi pretende ir mais além, e quer ser pioneira neste campo. Segundo revela o Gizmochina, a fabricante quer que os seus smartphones possam não só receber avisos de terramotos, como os possam monitorizar.

Para tal, os smartphones da fabricantes terão de ter sensores integrados para o efeito. Só assim estes poderão monitorizar as atividades sísmicas do planeta Terra em tempo real, e avisar os utilizadores em tempo útil.

A fabricante explica que, quando o sensor embutido deteta a vibração, irá saber julgar se é atividade sísmica ou não. O centro de alerta receberá as informações, e assim poderá calcular se ocorreu ali um terramoto.

É ainda referido que, caso a vibração seja definida como terramoto, será possível perceber vários dados. A magnitude, localização do epicentro e a hora a que ocorreu serão calculados, enviando imediatamente mensagens a quem se encontre potencialmente em risco.

Assim que a Xiaomi coloque esta funcionalidade em prática, será muito mais fácil monitorizar terramotos, mesmo em áreas onde antes não existia essa possibilidade. Infelizmente a fonte refere que não é expectável que a funcionalidade seja lançada em smartphones comercializados pela marca fora da China.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung dá-te Sport TV grátis e auriculares Bluetooth na compra deste tablet
  • Xiaomi Black Shark 4 tem uma nova surpresa para os interessados
  • Windows 11 está a chegar. A maior atualização da última década?
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.