Privacidade garantida: não há recolha de dados
O mercado de smartphones conta com muito velhos conhecidos como Apple, Samsung, Google, entre outros. Mas agora a empresa finlandesa Jolla está a entrar neste mercado altamente competitivo com uma proposta diferente de tudo o que já vimos.
O novo Jolla Phone é um smartphone 100% europeu com um sistema operativo baseado em Linux, designado por Sailfish OS. De acordo com um comunicado da empresa, a grande vantagem deste sistema operativo é que este não envia dados em segundo plano e muito menos efetua análises ocultas. Nem sequer necessita de uma conta Google.
Na prática para o utilizador isto significa que o Jolla Phone “não envia dados do utilizador para os servidores das grandes empresas de tecnologia” – leia-se Apple, Google e Huawei que contam também com sistemas operativos próprios, com as marcas restantes a serem todas baseada em Android.
Para aumentar ainda mais o grau de privacidade, o Jolla Phone está também equipado com um botão físico que permite ao utilizador desligar o microfone, câmaras e outros sensores integrados.
Destaque para o facto do Jolla Phone contar com suporte para aplicações Android, graças à tecnologia AppSupport, proprietária da marca. A empresa finlandesa garante que o smartphone europeu funciona normalmente com aplicações bancárias, serviços de mensagens e qualquer outro tipo de aplicações.
Especificações do Jolla Phone
Quanto às especificações do Jolla Phone, a empresa avança que o terminal está equipado com um processador 5G da MediaTek – não especificando o modelo de chip – que está emparelhado com 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno, expansível até aos 2 TB.
O terminal integra uma bateria de 5.500 mAh, uma câmara traseira dupla com um sensor primário de 50 megapixéis e um ultra grande angular de 13 megapixéis e ainda um ecrã AMOLED com 6,36 polegadas que fornece resolução Full HD+.
O Jolla Phone está já disponível para encomenda em todos os países da União Europeia, Reino Unido, Noruega e Suíça, por um preço acessível de 549 €. E para já a receção dos utilizadores ao Jolla Phone não podia ser melhor. O modelo já esgotou o primeiro lote de encomendas, tendo aberto agora a segunda fase para todos os interessados.