Smartphone Android com 10GB de RAM? Afinal não é para já...

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Há alguns dias vimos uma nova variante do Oppo Find X ser certificada pela TENAA, apresentando uns impensáveis 10GB de memória RAM. Tudo parecia confirmado, que este seria o primeiro smartphone Android a chegar com tamanha quantidade de RAM. Mas, ao que tudo indica a fabricante já mudou de ideias.

Não há dúvidas que a tecnologia no mundo dos smartphones continua a surpreender todos os anos, com inovações e grandes avanços a surgirem com cada vez mais frequência. No entanto, continua no ar a dúvida, se será mesmo preciso smartphones terem tanta memória RAM.

Vê ainda: Sondagem: Utilizas algum ‘Launcher’ (Tema) no teu smartphone Android?

Já ficou mais do que comprovado, que por vezes revela-se mais importante ter um sistema operativo e interface bem "afinada". Para que o dispositivo consiga funcionar na sua máxima capacidade.

Ao contrário do que acontece nos smartphones da Apple. Um smartphone Android acaba por necessitar de mais memória RAM para que possa realizar todas as tarefas com a fluidez desejada.

Ainda não vai ser para já que vemos o primeiro smartphone Android com 10GB de RAM

Por outro lado, não adianta aumentar a RAM para valores tão elevados. Se ainda não existirem processadores suficientemente evoluídos para tirar o máximo proveito da memória disponível. Ainda que os processadores da Qualcomm tenham apresentado uma grande evolução, ainda não deveriam ser capazes de saber o que fazer a tanta memória.

Muito provavelmente a Oppo acabou por cancelar os planos de lançar o Find X com 10GB de RAM porque se apercebeu que, não iria existir um mercado suficientemente grande para tal smartphone.

A implementação desta memória extra iria certamente trazer o preço do dispositivo para valores ainda mais elevados. Com o nível da concorrência cada vez mais elevado, certamente que iriam ter dificuldades em justificar a compra desta nova variante.

No entanto, não há dúvidas de que vai chegar uma altura em que os smartphones irão começar a chegar equipados com 10GB de RAM, simplesmente não será para já. Parece garantido que a evolução neste segmento irá continuar a um ritmo alucinante durante os próximos anos.

Por isso mesmo, não deverá demorar muito mais tempo até que vejamos ser apresentado o primeiro smartphone Android equipado com 10GB de memória. Possivelmente poderá mesmo acontecer já em 2019.

Editores 4gnews recomendam:

Android: OPPO será o primeiro smartphone com 10GB de RAM

Android. Huawei Y9 Plus tem especificações reveladas

Android: Oppo K1 surpreenderá no segmento gama-média

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.