Simplifica o design do Gmail com esta extensão para o Chrome

Carlos Oliveira

Descontente com a atual interface que o Gmail apresenta? Se esse for o caso, então a extensão para o Chrome que te daremos a conhecer é ideal para ti. Chama-se Simplify e, como o nome indica, propõe-se a simplificar o design deste popular serviço de email.

Esta extensão foi criada por Michael Leggett, antigo membro da equipa de desenvolvimento do Gmail e um dos fundadores do Inbox. Cansado com o design desatualizado que o serviço de email da Google apresenta, ele sentiu que era tempo de tomar medidas para, de alguma forma, mudar esse paradigma.

Gmail

Como qualquer outra extensão para o Google Chrome, o Simplify encontra-se disponível na loja deste popular browser. A sua instalação é em tudo semelhante à de qualquer outra, portanto, não terás qualquer dor de cabeça para usufruir do que ela oferece.

Simplify chega para simplificar a interface do Gmail

Uma vez instalada no teu browser, não há nada mais que seja necessário fazer. Assim que entres novamente na tua conta, notarás rapidamente que as coisas estão diferentes. Agora tudo está mais simples.

Os menus laterais estão agora escondidos num menu de cascata que pode ser escondido sempre que quiseres. O botão para criar uma nova mensagem passa para o canto inferior direito do ecrã, onde surge a janela que te permite escrever os teus emails.

As categorias que costumam estar acima das tuas mensagens também desaparecem com a instalação do Simplify. Ou seja, a interface deste popular serviço de email assume uma aparência mais minimalista e que certamente agradará a muitos utilizadores.

Simplify

Quem é Michael Leggett?

Leggett fez parte da equipa de desenvolvimento do Gmail entre 2008 e 2012. Após ter abandonado os quadros da Google em 2015, este esteve envolvido no desenvolvimento do Facebook Messenger, antes de ingressar numa companhia embrenhada nas alterações climáticas.

Não obstante destas ocupações, a interface do serviço de email que ajudou a criar foi sempre uma das suas preocupações. Foi também por isso que o Inbox acabou por surgir, como forma de tentar, de alguma forma, mudar aquilo que ele achava que podia ser melhor.

Após o fecho deste serviço, Legget toma uma nova medida para alcançar aquilo pelo qual sempre lutou. Assim nasce o Simplify, que é uma extensão gratuita e cujo código fonte já se encontra disponível no Github.

Nesse sentido, se te sentes descontente com a interface do Gmail aqui tens uma boa alternativa para colocar as coisas de forma diferente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.