Simjacker: este hack consegue infiltrar-se no teu telemóvel com apenas uma SMS!

António Guimarães
Comentar

Existe uma nova ameaça direcionada para os telemóveis. Chama-se Simjacker e foi descoberta pela empresa de segurança AdaptiveMobileSecurity (AMS). A empresa revelou que o hack consegue monitorizar ou roubar dados através de uma simples SMS.

Como funciona o Simjacker

Este ataque funciona primeiramente ao enviar uma SMS à vítima. Essa SMS contém código que consegue ser lido pelo cartão SIM do telemóvel atacado. Visto que os cartões SIM são mini computadores, eles conseguem ler o código e executar as ordens dadas pelos hackers.

De seguida, informação como localização do dispositivo ou IMEI é enviada de volta para os hackers. De acordo com a AdaptiveMobileSecurity, os hackers até conseguem fazer com que a SMS seja espalhada pelos contactos da vítima.

Posteriormente, os hackers podem utilizar os dados ou o acesso ao telemóvel para instalar malware, espiar a vítima ou fazer chamadas fraudulentas. Até mesmo com acesso limitado, os hackers podem pelo menos preparar o telemóvel para ataques ainda mais elaborados.

simjacker
Esquema que mostra como funciona o Simjacker

Que telemóveis podem ser afetados pelo Simjacker?

Infelizmente para nós 'comuns mortais', a AMS não revelou deu detalhes sobre que tipo de cartões SIM são mais vulneráveis ou respetivas operadoras. O relatório da empresa afirma que pelo menos 30 países e os cartões utilizados podem ser afetados por este ataque.

Neste tipo de situações, as empresas de segurança tendem a manter informação vital em segredo. Isto para perceber o comportamento dos hackers e testar as suas reacções. Contudo, a AMS prometeu novidades para breve, numa conferência de imprensa futura.

"Simjacker foi criado por uma empresa privada" - afirma AMS

Dos poucos detalhes dados sobre o hack, um deles foi a sua suposta origem. A AMS afirma que o Simjacker foi criado por uma empresa privada cujos clientes são governos. A AMS acrescenta que a função principal é monitorizar indivíduos.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.