Signal volta a funcionar a 100% e está preparado para receber milhões de utilizadores!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A aplicação de mensagens Signal vive os mais loucos dias desde a sua criação, sendo inundada com largos milhões de novos utilizadores após rebentar o escândalo de privacidade do WhatsApp e Facebook. Após apresentar os primeiros sinais de dificuldade ao receber mais de 25 milhões de utilizadores durante um fim de semana, os servidores acabaram por não aguentar.

Na passada sexta-feira o serviço do Signal deixou de funcionar para muito, tornando-se impossível o envio de mensagens. A empresa assumiu rapidamente os problemas, indicando que se devia a sobrecarga dos servidores e que estavam a trabalhar arduamente para resolver todas as dificuldades.

Hoje, revelaram que todos os problemas foram resolvidos e que estão prontos para receber muitos mais utilizadores.

Problemas com os servidores do Signal eram impossíveis de evitar

Para qualquer plataforma, a capacidade dos seus servidores evoluí de acordo com as tendências apresentadas pela sua base de utilizadores. É impossível uma empresa conseguir manter uma capacidade de servidores exponencialmente superior ao número de utilizadores ativos do serviço, pois os custos de manutenção seriam simplesmente impossíveis de suportar.

Sem que nada pudesse prever as novas medidas do WhatsApp/Facebook e a consequente debandada para o Signal, era impossível que a empresa pudesse ter evitado estes problemas.

A chegada de muitos milhões de utilizadores ao serviço durante a última semana acabou por se apresentar quase como um ataque DDoS aos seus servidores, ultrapassando claramente a sua capacidade de responder a pedidos.

Não há dúvida que o Signal conseguiu responder de forma muito positiva a estas dificuldades, resolvendo as limitações dos seus servidores em menos de 48 horas. Certamente que agora irão manter-se consideravelmente mais atentos à evolução do seu número de utilizadores, de forma a garantirem que os seus servidores têm capacidade suficiente para aguentar novos picos de utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Influenciadores do Instagram são prioridade na vacinação contra a COVID-19
  • Signal e Telegram 'sofrem' com o êxodo do WhatsApp
  • WhatsApp será instrumental no combate à desinformação em Espanha
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.