"Serão clones dos Apple AirPods"? OnePlus é enxovalhada pela alfândega dos EUA

Rui Bacelar
1 comentário

A autoridade aduaneira dos Estados Unidos da América, a Alfândega e a Patrulha de Fronteiras dos EUA (CBP) fizeram aquilo que pode ser um enorme lapso, ou genuína sátira à falta de originalidade dos OnePlus Buds. O caso explodiu recentemente no Twitter.

A seriedade da publicação da CBP, onde dá conta da apreensão de um carregamento de OnePlus Buds, acreditando ser duas mil unidades de Apple AirPods contrafeitos, deixa-nos inclinados a considerar como genuína a publicação em questão.

Isto não é uma maçã! A apreensão do carregamento de OnePlus Buds

THAT'S NOT AN 🍎 —CBP officers at JFK Airport recently seized 2,000 counterfeit Apple AirPods from Hong Kong, valued at $398K had they been genuine.Details via @CBPNewYorkCity: https://t.co/XMgjkfT56i pic.twitter.com/Ofn9REJ9ZB

— CBP (@CBP) 14 de setembro de 2020

Os agentes da CBP apreenderam um total de duas mil unidades do que vieram a considerar Apple AirPods contrafeitos segundo avança o The Verge, colhendo informações sobre o caso. A publicação da CBP, não obstante, deixa pouca margem para dúvidas.

Apesar da clara semelhança com os Apple AirPods, os auriculares true wireless da tecnológica de Cupertino, a caixa do produto mostra bem visivelmente o seu nome e marca. Afirma-se como original, concebido por outra fabricante, a OnePlus.

Mais ainda, o preço de venda ao público dos OnePlus Buds nos Estados Unidos da América é de 80 dólares. Por sua vez, os Apple AirPods custam 160 dólares, totalizando a apreensão 398 mil dólares em "produtos contrafeitos, alega a entidade alfandegária.

Terá sido uma brincadeira com a Apple e OnePlus?

Hey, give those back! 🙃

— OnePlus USA (@OnePlus_USA) 14 de setembro de 2020

A fabricante chinesa, OnePlus, não tardou a reagir, satirizando a situação com uma publicação no Twitter. Por outro lado, a CPB afirmou, em comunicado à imprensa que esta apreensão é um exemplo da sua atividade diária de vistoria e proteção.

Mais concretamente "protegendo diariamente o público Americano de vários perigos". Perante tamanha afirmação categórica a probabilidade de tudo não ter passado de um grande e vergonhoso erro é considerável.

Note-se que a OnePlus é uma fabricante já bem conhecida nos Estados Unidos da América, sendo bem acolhida até à data com os seus smartphones de topo. Já os auriculares OnePlus Buds são uma das mais recentes adições ao seu portefólio.

Os OnePlus Buds homenageiam os AirPods da Apple

Auriculares TWS OnePlus Buds em várias cores
O design, caixa e vários esquemas de cor dos OnePlus Buds.

Apresentados na primeira metade de 2020, não há dúvida quanto às inspirações dos OnePlus Buds. Tal como vários produtos de fabricantes rivais, da Oppo, à JBL ou Huawei, foram os Apple AirPods a servir de base aos auriculares TWS.

Note-se que até à data nenhum outro produto similar aos AirPods foi alvo de uma apreensão pela autoridade em questão. Entre as inúmeras fabricantes que homenagearam a Apple com um produto similar, a OnePlus foi a única a ser "retida".

Antes de ires, descobre os melhores auriculares Bluetooth da atualidade. Além disso, vê a seleção dos melhores auriculares para desporto, com opções para vários orçamentos e necessidades.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.