"Serão clones dos Apple AirPods"? OnePlus é enxovalhada pela alfândega dos EUA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A autoridade aduaneira dos Estados Unidos da América, a Alfândega e a Patrulha de Fronteiras dos EUA (CBP) fizeram aquilo que pode ser um enorme lapso, ou genuína sátira à falta de originalidade dos OnePlus Buds. O caso explodiu recentemente no Twitter.

A seriedade da publicação da CBP, onde dá conta da apreensão de um carregamento de OnePlus Buds, acreditando ser duas mil unidades de Apple AirPods contrafeitos, deixa-nos inclinados a considerar como genuína a publicação em questão.

Isto não é uma maçã! A apreensão do carregamento de OnePlus Buds

Os agentes da CBP apreenderam um total de duas mil unidades do que vieram a considerar Apple AirPods contrafeitos segundo avança o The Verge, colhendo informações sobre o caso. A publicação da CBP, não obstante, deixa pouca margem para dúvidas.

Apesar da clara semelhança com os Apple AirPods, os auriculares true wireless da tecnológica de Cupertino, a caixa do produto mostra bem visivelmente o seu nome e marca. Afirma-se como original, concebido por outra fabricante, a OnePlus.

Mais ainda, o preço de venda ao público dos OnePlus Buds nos Estados Unidos da América é de 80 dólares. Por sua vez, os Apple AirPods custam 160 dólares, totalizando a apreensão 398 mil dólares em "produtos contrafeitos, alega a entidade alfandegária.

Terá sido uma brincadeira com a Apple e OnePlus?

A fabricante chinesa, OnePlus, não tardou a reagir, satirizando a situação com uma publicação no Twitter. Por outro lado, a CPB afirmou, em comunicado à imprensa que esta apreensão é um exemplo da sua atividade diária de vistoria e proteção.

Mais concretamente "protegendo diariamente o público Americano de vários perigos". Perante tamanha afirmação categórica a probabilidade de tudo não ter passado de um grande e vergonhoso erro é considerável.

Note-se que a OnePlus é uma fabricante já bem conhecida nos Estados Unidos da América, sendo bem acolhida até à data com os seus smartphones de topo. Já os auriculares OnePlus Buds são uma das mais recentes adições ao seu portefólio.

Os OnePlus Buds homenageiam os AirPods da Apple

Apresentados na primeira metade de 2020, não há dúvida quanto às inspirações dos OnePlus Buds. Tal como vários produtos de fabricantes rivais, da Oppo, à JBL ou Huawei, foram os Apple AirPods a servir de base aos auriculares TWS.

Note-se que até à data nenhum outro produto similar aos AirPods foi alvo de uma apreensão pela autoridade em questão. Entre as inúmeras fabricantes que homenagearam a Apple com um produto similar, a OnePlus foi a única a ser "retida".

Antes de ires, vê a seleção dos melhores auriculares para desporto, com opções para vários orçamentos e necessidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram vai deixar adicionar links às fotos! Mas não vais gostar do que pedem em troca
  • Instagram vai ficando cada vez mais "Facebook". Esta é a prova
  • Apple proibiu o Facebook de avisar utilizadores sobre a taxa de 30%
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.