Xperia XZ Premium

Referido pelos meus colegas na nossa última Livecast 4gnews – onde nos podes acompanhar todas as segundas feiras às 21:30h de Lisboa e 18:30h de Brasília, em direto para o Youtube, ou em qualquer altura no formato Podcast, no teu leitor e plataforma favoritos – a Sony pode estar perante uma oportunidade incrível de se destacar no mercado dos flagships este ano com o novo Sony Xperia XZ Premium. Um equipamento fantástico, muito bem construído, com materiais de topo e uma lista de especificações digna de flagship.

Vê também: Sony Xperia XZ Premium poderá chegar ao mercado antes de junho

   

Tivemos o nosso breve hands-on na MWC deste ano, em que o Filipe e o Tiago Alves tiveram a oportunidade de experienciar o equipamento nas suas mãos, assim como lhe tirar algumas fotos e vídeos muito interessantes. A nível de software não foi possível documentar o equipamento. Deixo-te aqui o link para o artigo do Filipe, onde poderás também encontrar o vídeo: É um espelho ou um smartphone??? Hands-on ao Sony Xperia XZ Premium.

Apesar do software não estar de todo adaptado ao XZ Premium, conseguimos ter uma ideia do aspecto exterior final e seus materiais, assim como conhecer as fantásticas especificações que Sony escolheu para este equipamento.

Então, por dentro da sandwich de metal e Gorilla Glass 5 em ambos os lados, vamos encontrar o melhor processador da Qualcomm, o Snapdragon 835; Uma câmara principal de 19 Megapixeis capaz de filmar em câmara lenta a 960fps numa resolução máxima de 720p ou HD, assim como 4K a 30fps na sua maior capacidade de resolução; Uma câmara secundária de 13 Megapixeis na parte frontal do equipamento, tento tanto esta como a principal capacidade de estabilização de 5 eixos; O ecrã IPS LCD de 5,5 polegadas com uma resolução de 4K HDR; 64GB de memória interna expansível por MicroSD até 256GB; 4GB de RAM e uma bateria de 3230mAh; e claro, Bluetooth 5.0.

Para além desta especificações técnicas, poderás ainda contar com Jack de 3,5mm para áudio, uma porta USB-C para carregares o teu equipamento com Quick Charge 3.0, o sensor de impressões digitais na parte lateral do equipamento, incorporado no botão Power, certificação IP68, altifalantes duplos frontais e a versão mais recente do Android, o Nougat 7.1.

Trata-se, portanto, de um verdadeiro flagship e reforça a intenção da Sony em competir no sector mais elevado do mercado de smartphones. Contudo, terá de ter em conta o preço deste XZ Premium e, como já temos falado aqui na 4gnews, é difícil de competir com o apelo dos equipamentos das marcas de maior destaque (nomeadamente Samsung e Apple), sem oferecer um preço mais baixo. Parece-nos necessário que a diferença de preço provoque no cliente um pensamento sobre a necessidade de gastar tanto dinheiro, quando pode pagar menos por especificações semelhantes, num equipamento igualmente interessante.

Xperia XZ Premium

Parece-me que se a Sony não apostar em marketing como os seus rivais, deve apostar pelo menos num método de concorrência directa, entre o desejo por uma marca e o necessário do salto económico que isso acarreta, ou o equipamento alternativo altamente capaz e igualmente apelativo.

Com o mercado transversalmente a subir os preços, desde os iPhone, os Galaxy, a LG, os Huawei e até os OnePlus, a Sony pode estar perante uma oportunidade fantástica de ver o seu novo equipamento vingar tanto no nosso mercado como nos internacionais.

Vê ainda: Asus Zenfone 3 – decepcionante após 6 meses de uso

Com alguns sites a referir um preço à volta dos 750€ percebemos facilmente que não será um smartphone económico, mas não será também o mais caro do ano, fazendo do Sony XZ Premium um equipamento até apetitoso quando comparado a outros. Já no caso de compras em regime de contrato, a Sony tem mantido as suas relações com algumas das operadoras nacionais e poderá estar diante de uma oportunidade de ouro para tentar algum destaque, oferecendo um preço mais competitivo.

Justificando o título do artigo, penso que nunca tive tanto apelo por um Sony desde o original Xperia Z. Nessa altura optei pelo HTC One (M7) e justamente o único smartphone capaz de me fazer inveja era o Sony Xperia Z. Este ano posso ficar perante o mesmo dilema à chegada ao final do ano.

Devo dizer que sou um cliente de contrato e é nesse sentido que irei estar muito atento a este equipamento à chegada do final do Q3 de 2017 . Estamos à espera de muita concorrência e muitos novos equipamentos novos até lá, incluindo o Google Pixel 2, o Galaxy Note 8, obviamente o iPhone com a edição especial de 2017 e quem sabe um Sony Xperia novo.

Se seguir a minha ideologia, não irei repetir nenhuma das marcas que já tive, o que deixa o Sony numa posição privilegiada para um novo comprador no final do ano. Ficarei contudo na expectativa do que fará a Sony com o XZ Premium no seu lançamento e o que nos reserva o mercado até ao final de 2017.

Outros assuntos relevantes:

WhatsApp voltará a cair um pouco por todo o Mundo

A Nokia desafiou artistas a criar o seu Nokia 3310, eis os resultados!

Huawei Watch começa a receber actualização para o Android Wear 2.0

Com extrema admiração por tecnologia móvel e pela evolução tecnológica da nossa geração em geral, juntei-me à 4gnews para te trazer todas as novidades sobre este nosso mundo da tecnologia falada em português.