Será que vale a pena gastar mais dinheiro nestes 4 recursos de smartphone?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Nos últimos anos, os smartphones foram alvo de uma evolução incrível que trouxe consigo vários novos recursos. Tendencialmente, estes recursos começam por surgir no segmento premium e só depois seguem para a média gama.

No entanto, em ambos os casos estes recursos implicam dinheiro extra. Será que vale mesmo a pena esse investimento extra? De seguida avaliamos as vantagens e necessidade de quatro recursos extra nos smartphones.

1. Taxa de atualização

Imagem de pessoas com smartphones
Alguns recursos de smartphone não justificam o investimento extra Crédito@CreativeChristians/UnsplashRe

Um bom recurso extra para avaliar é a taxa de atualização. Smartphones com taxas de atualização de 120 Hz ou superior são mais caros, mesmo dentro do segmento de gama média. A principal vantagem deste recurso é a rapidez com que atualiza o ecrã, a nível de conteúdos, permitindo uma navegação mais fluida.

No entanto, é preciso ter em conta que as taxas de atualização mais elevadas são mais exigentes com a bateria. Os smartphones premium estão preparados para fazer uma melhor gestão da autonomia de bateria, mas os de segmento médio nem tanto.

Por isso, há que estabelecer uma prioridade: queremos autonomia de bateria ou uma navegação mais rápida e fluida? Se preferes a segunda opção, vale a pena o investimento.

2. Gravação de vídeo 8K

Foram muito anos a gravar vídeos em 4K e agora já temos uma resolução superior de 8K. Atualmente, esta capacidade de gravação é ainda apenas disponibilizada nos smartphones de topo. O 4K é que está presente nos segmentos premium e de gama média.

Na prática, a qualidade de reprodução de um vídeo em 4K é bastante superior a conteúdo Full HD e essa diferença é percetível em qualquer ecrã de smartphone. Mas, na verdade, a diferença entre 4K e 8K é pouco visível nos ecrãs de smartphone.

O que significa que o investimento extra em 4K poderá valer a pena, uma vez que os utilizadores podem beneficiar do salto em qualidade na visualização de conteúdos. Já o custo extra do 8K, para já não se justifica.

3. Carregamento sem fios

O carregamento sem fios está já disponível em vários modelos. Claro que tem uma velocidade de carregamento inferior – e, por vezes, significativa – face ao método com fios.

Aliás, esta é exatamente a questão que tens de colocar a ti próprio. O investimento extra no carregamento sem fios vale a pena, sabendo que vai demorar muito mais tempo a carregar?

No momento de comprar um novo smartphone, lembra-te que podes demorar o dobro do tempo a carregar o smartphone a consumir mais 50% de energia quando utilizas o carregamento sem fios.

Na verdade, o investimento que vale a pena é apostar num carregador oficial e certificado com fios e com uma velocidade de carregamento de 100 watts ou mais.

4. 16 GB de memória RAM

Já vários smartphones estão equipados com 12 ou 16 GB de memória RAM. Claro que quanto mais a capacidade da RAM, mais rápido o terminal será.

Este investimento extra faz todo o sentido para os utilizadores que usam o smartphone para tarefas mais exigentes, como por exemplo os videojogos.

Mas apesar de não ser um requisito necessário para a maioria das tarefas, este é um custo extra que vale a pena ser equacionado. Afinal, quanto mais memória RAM o terminal tiver, mais preparado está para o futuro e pode adiar uma nova compra.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt