Será que a Apple está a criar o próximo grande concorrente do Chat GPT?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, a Apple está a apostar forte em Inteligência Artificial (IA). Supostamente, a empresa está a trabalhar em modelos de linguagem grande (LLM). Há quem já coloque a possibilidade de ser a próxima grande rival do ChatGPT.

De acordo com o Digital Trends, o modelo a ser testado pela Apple deverá dar um grande impulso a Siri. Um dos objetivos é que a assistente pessoal entenda melhor os contextos das conversas.

A mesma fonte de informação refere que a versão de IA da Apple vai ter quatro versões. Segundo revela a Apple, o modelo inferior será capaz de ter um desempenho parecido ao do Chat GPT.

Estes esforços da empresa foram revelados, pela primeira vez, pelo Windows Central. O artigo indica que o ReALM (a LLM da Apple) tem vindo a ser trabalhado há algum tempo.

Há uma vantagem que o modelo da Apple pode ter em relação ao Chat GPT

Apple IA Copilot
Imagem Ilustrativa (via Copilot)

Como refere a Digital Trends, há outra vantagem que a Apple poderá ter sobre o Chat GPT. Isto porque o ReALM poderá conseguir ler o conteúdo na tela e muito mais. Recorde-se que o Chat GPT processa arquivos de imagens e PDFs, mas não lê a tela inteira nem reage em função do conteúdo.

Em relação às quatro versões da nova IA da Apple, já há rumores acerca dos nomes: ReALM-80M, ReALM-250M, ReALM-1B e ReALM-3B. Como referido anteriormente, espera-se que o ReALM-80 M seja semelhante ao GPT-3.5 e GPT-4.

Apesar das semelhanças, até há domínios em que se espera que o ReALM-80 M possa ser melhor. O artigo publicado pelo Windows Central coloca a possibilidade do processamento de informações na tela ser superior.

Já os modelos acima, de acordo com a mesma fonte, poderão ser muito mais evoluídos. Apesar dos rumores, a Apple tem-se mantido silenciosa sobre o assunto.

De momento, não se sabe quando é que será lançado o LLM da Apple. De qualquer forma, é possível que se saiba algo mais sobre o ReALM, durante o Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), em junho.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.