Uma história bastante caricata aconteceu nos Estados Unidos, onde reside a cidadã Arlene Kaganove de 84 anos. Kaganove contou ao jornal NBC como criminosos tentaram extorquir-la de 1,400 dólares em bitcoins, através de um esquema de e-mail.
Tudo começou quando Kaganove inscreveu-se no programa de recompensas MyPanera para poder receber um bolo grátis no seu aniversário. Panera é uma cadeia de restaurantes americana. Posteriormente ao registo, Kaganove começou a receber e-mails ameaçadores.
Criminosos tentaram extorquir Kaganove com afirmações falsas
Os e-mails detalhavam como o remetente possuia vídeos de Kaganove a consumir conteúdo para adultos, no computador. O pagamento teria de ser enviado para que os vídeos não fossem espalhados na internet.
Mostrando o seu bom sentido de humor, Kaganove disse ao NBC que se os criminosos a tivessem filmado, tudo o que iriam ver era "uma pequena velhinha frustrada porque o computador não está a fazer o que mandou". Kaganove não caiu no esquema de tudo. A cidadão americana tem uma educação bastante vasta, com dois mestrados em química e advocacia.
O restaurante Panera reconheceu o incidente
Na sequência desta situação, a cadeia de restaurantes reconheceu que o seu site tinha sido alvo de um ataque informático. Cerca de 10 mil utilizadores registados tiveram os seus nomes, e-mails, moradas e datas de aniversário reveladas.
No entanto, a cadeia afirma que o programa de recompensas MyPanera não foi afetado. Assim sendo, a tentativa de extorsão feita a Kaganove não partiu da fuga de informação massiva, tratando-se de um 'mero' acaso.
Editores 4gnews recomendam:
- Mais de 23 milhões de cartões de crédito estão à venda na dark web
- Poolside.FM é o site perfeito para amantes de tecnologia e anos 80 e 90
- Como alterar o DNS no Android para uma Internet mais rápida e segura