Da empresa McAfee chega um importante alerta: “15 aplicações financeiras de crédito usam táticas de engenharia social para levar os utilizadores a fornecer informações confidenciais e conceder permissões extras para estas aplicações móveis”. O objetivo – malicioso, claro – é cometer burlas para ganhar dinheiro ilicitamente.
Na imagem acima mostrada vês as 15 aplicações encontradas pela empresa McAfee para cometer esta nova fraude. E, atenção, estas apps estavam disponíveis na Play Store oficial da Google.
Entretanto, a gigante de pesquisas retirou já algumas destas apps da sua loja e outras foram atualizadas pelos próprios programadores para remover esta nova ameaça.
A McAfee explica que estas aplicações, agora conhecidas como SpyLoan, são apps financeiras que atraem os utilizadores através de empréstimos rápidos e flexíveis, com taxas baixas e requisitos mínimos.
De acordo com a empresa de segurança, estas apps também criam um sentido de urgência com ofertas disponíveis por tempo limitado que levam os utilizadores mais vulneráveis a ceder.
Este tipo de aplicações insere-se numa área “cinzenta” de permissão e práticas comerciais, ao contrário do conhecido malware. O resultado é que podem escapar ao processo de verificação das lojas de aplicações, tal como aconteceu neste caso.
A Google aconselha a que os utilizadores tenham o Play Protect ativado e emitiu também uma lista de diretrizes para que os utilizadores Android possam verificar se os seus dispositivos estão comprometidos.
No smartphone deves procurar:
- Alertas sobre vírus
- Software antivírus não funcionar
- Diminuição substancial na velocidade do dispositivo
- Redução significativa no espaço de armazenamento
- O dispositivo deixar de funcionar de forma correta ou completamente
No browser:
- Anúncios pop-up que não desaparecem
- Extensões ou ferramentas indesejadas que apareçam no Chrome
- Navegação redireciona para páginas ou anúncios desconhecidos
- Página inicial do Chrome muda sem permissão
Para te certificares que o teu dispositivo Android está seguro e não corre o risco destas ameaças, a Google aconselha a que periodicamente faças uma verificação de segurança no dispositivo.