Samsung vai trazer tecnologia ray tracing para os smartphones em 2022

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Não é segredo que a Samsung uniu esforços com a AMD para a criação de um novo processador. O Exynos 2200 será o primeiro componente saído desta colaboração, com estreia no mercado marcada para o início do próximo ano.

Será, precisamente, através deste novo processador que a Samsung dará um passo em frente na qualidade dos jogos nos smartphones. Em rigor, esta será a primeira plataforma a migrar a tecnologia ray tracing para o mundo mobile.

Exynos 2200 promete trazer o ray tracing para os smartphones

A tecnologia ray tracing é cada vez mais popular no mercado gaming. É já uma visão comum nas placas gráficas de gama alta e marca também presença nas consolas de nova geração - PlayStation 5 e Xbox Series X.

Com esta tecnologia, as sombras são processadas de forma diferente. O resultado são sombras com maior detalhe e precisão, dando uma sensação de realidade acima da média aos jogos que usufruam do ray tracing.

Trata-se de uma tecnologia bastante complexa e exigente, portanto, requer um hardware de processamento acima da média. Mas graças ao projeto que envolve a Samsung e a AMD; estamos prestes a assistir à chegada do ray tracing também aos smartphones.

Tal será possível graças à arquitetura RDNA 2 desenvolvida pela AMD para as suas placas gráficas para computadores. Considerando que o vindouro Exynos 2200 também beneficiará da mesma arquitetura, estão reunidas as condições para uma nova era do gaming nos dispositivos móveis.

Além disso, a Samsung promete a implementação da tecnologia Variable Rate Shading. Esta facultará uma renderização dos objetos com maior qualidade, algo que os distinguirá facilmente dos métodos usados atualmente.

Cumpre relembrar que os primeiros testes de benchmark realizados ao Exynos 2200 revelam efetivamente uma evolução significativa face aos seus concorrentes. Isto significa que o novo SoC parece reunir todas as condições para iniciar uma nova era no mercado em que se posiciona.

O Exynos 2200 deverá fazer a sua estreia nos Samsung Galaxy S22, cuja apresentação é esperada para janeiro próximo. Aí, teremos uma perspetiva mais acertada daquilo que este novo SoC tem para oferecer ao mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook, Instagram ou WhatsApp apresentam falhas no serviço em Portugal
  • 5 bons smartphones Samsung e Xiaomi em promoção na PCDIGA
  • Xiaomi dá-te prémios por tirares as melhores fotografias com os seus smartphones
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.