Samsung vai supreender com esta novidade inesperada nos smartphones dobráveis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung quer continuar a liderar o segmento de smartphones dobráveis e pode ter a caminho uma inovação inesperada.

A marca registou uma patente de design de um smartphone com um ecrã flexível que dobra e desliza. Será que este é o futuro dos equipamentos dobráveis?

Samsung pode estar a trabalhar num smartphone com ecrã que dobra e desliza

O site 91Mobiles detetou o registo de uma nova patente da Samsung na Organização Mundial de Propriedade Intelectual. De acordo com informações avançadas pelo conhecido site, o registo data de junho de 2021 e mostra um smartphone dobrável, cujo ecrã flexível também pode deslizar. Ou seja, o ecrã tanto dobra como desliza.

A gigante sul-coreana é líder no segmento de smartphone dobráveis, graças aos seus modelo Galaxy Fold e Galaxy Flip que são muito bem-sucedidos juntos dos utilizadores, especialmente depois de a empresa ter reduzido o seu custo.

E, ao que tudo indica, a empresa sul-coreana quer manter-se na frente deste segmento, apostando na inovação. Tal como já referimos, os smartphones dobráveis da marca são bem conhecidos de todos, mas nenhum dos modelos inclui um ecrã que possa deslizar. Aliás, nenhum smartphone disponível atualmente no mercado ou que esteja em vias de ser lançado, tem esta capacidade inesperada.

Mecanismo de dobradiças e motores permite que ecrã dobre e deslize

A descrição da patente explica que se trata de um dispositivo eletrónico com um ecrã dobrável que desliza. Por outras palavras, o equipamento permite que os utilizadores façam deslizar o ecrã, assim como podem dobrá-lo num ângulo inclinado.

Ainda segundo informações recolhidas no registo de patente, o ecrã pode ser dobrado, mesmo quando não está totalmente desenrolado. Sabe-se também que a Samsung recorreu a mecanismos de dobradiças conjugadas com motores para que o equipamento possa fazer ambas as funções de dobrar e deslizar.

Infelizmente, não é possível recolher mais informações neste pedido de patente, mas esta pode ser uma sugestão de como serão os smartphones dobráveis no futuro.

Patente Samsung para smartwatch com ecrã que pode ser ampliado

Entretanto, foi descoberta mais uma patente da Samsung que, tal como a anterior, caracteriza-se pela sua inovação inesperada. A patente também registada na Organização Mundial de Propriedade Inteletual foi, desta vez, descoberta pelo site LetsGoDigital que depressa se apressou a dar a conhecer todo o seu conteúdo.

Tal como podemos ver nas imagens, a patente refere-se a um smartwatch, cujo ecrã pode ser estendido, se for pressionado. Por outra palavras, o utilizador pressiona e o ecrã do wearable ganha mais 40% de espaço e tamanho.

A patente explica também que a tecnologia permite que os utilizadores escolham se querem "estender" as duas partes do ecrã ou apenas uma. O mecanismo utilizado pela marca parece não afetar o funcionamento da câmara integrada no wearable, por isso podemos estar a olhar para uma nova forma de obter melhores selfies.

Mais uma vez, não conseguimos obter mais informações sobre o equipamento no registo da patente, mas à semelhança do smartphone dobrável com ecrã deslizante, este também pode ser o futuro caminho dos wearables tecnológicos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S21 FE revela as cores, especificações e preços para 2022
  • Smartphones Samsung retomam a atualização para Android 12
  • Samsung Galaxy Tab S8 vai competir com o Apple iPad com estas especificações de topo
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt