Samsung vai atacar o bastião da Huawei e não será (só) com os Galaxy S23

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung deve anunciar a gama de smartphones Galaxy S23 em fevereiro do próximo ano. Ao que tudo indica, os novos smartphones Samsung topo de gama serão apresentados a 1 de fevereiro, no Galaxy Unpacked de 2023. Porém, além dos novos telemóveis Samsung, contamos também com uma nova geração de portáteis Windows da linha Galaxy Book.

Estas plataformas de trabalho chegarão com novos processadores, melhor qualidade de construção e autonomia alargada para competirem diretamente com a Huawei neste segmento. Note-se que, atualmente, a fabricante chinesa tem uma boa presença no mercado dos PC's portáteis com máquinas Windows muito bem construídas e com bom desempenho.

Samsung pode lançar nova geração de portáteis Galaxy Book no Unpacked 2023

Samsung Galaxy Book

As notícias são agora avançadas pela publicação SamMobile, meio especializado nas lides da fabricante sul-coreana líder de mercado mobile.

Conforme o seu relato, a marca prepara-se para apresentar novos portáteis Windows topo de gama com novas caraterísticas técnicas e design aperfeiçoado face aos atuais Galaxy Book 2.

Ademais, contamos com novas capacidades de software, vindo reforçar a integração entre os smartphones Samsung Galaxy, relógios inteligentes, tablets, auriculares e demais gadgets da marca.

Ou seja, estes portáteis Windows de nova geração chegarão para cimentar o ecossistema da Samsung, dotando-o de novas capacidades.

A especulação aponta uma nova geração de processadores Intel 13th Gen (13.ª geração) para estes portáteis. No entanto, com base na atual geração é relativamente fácil operar um juízo de prognose e essencialmente adivinhar os pontos a melhorar.

Em causa estão os portáteis Samsung Galaxy Book2 Pro e Galaxy Book2 Pro 360

Samsung Galaxy Book2 Pro

Em primeiro lugar, o portátil Samsung Galaxy Book2 Pro tem 13,3 polegadas de diagonal. Já os portáteis Galaxy Book2 Pro 360 terá um ecrã maior com 15,6 polegadas. Ambos os computadores terão um mesmo formato de 16:9 com ecrãs AMOLED.

Mais ainda, a resolução destes painéis será Full-HD com um total de 400 nits de brilho, caraterísticas padrão para o ecrã de novos computadores portáteis. Temos ainda o suporte para exibição de conteúdos HDR, com o brilho a aumentar aí para 500 nits.

Por outro lado, o mais leve será o Samsung Galaxy Book2 Pro de 13,3 polegadas, com 1,04 kg. Já o modelo de 15,6 polegadas de diagonal, o Galaxy Book2 Pro 360 terá um peso de 1,41 kg, ligeiramente mais pesado, mas ainda muito transportável.

Ainda recentemente, a Samsung deu a conhecer novas versões destes computadores equipados com processadores ARM da Qualcomm, ao que em fevereiro deveremos ficar a conhecer as variantes com chipsets Intel.

Novos portáteis Samsung trarão o novo Windows 11 da Microsoft

Galaxy Book2 Go will be up to 70% faster than the Galaxy Book Go pic.twitter.com/s9MoOuplWv

— Anthony (@TheGalox_) 29 de dezembro de 2022

Em ambos os modelo contamos com o sistema operativo Windows 11 da Microsoft, bem como o suporte para a S-Pen, a stylus da própria marca. Este gadget apresentará uma baixa latência, ideal para escrever, desenhar e tirar notas de modo mais natural.

Para esse propósito, a aplicação Samsung Notes (Notas), terá novos recursos de software como as hiperligações, mais presentes e úteis (links). Teremos também o suporte para reconhecimento de caligrafia para agilizar a captação de notas e o seu armazenamento.

Podemos também apontar o reforço da integração entre os portáteis Samsung e respetivos smartphones Samsung Galaxy, com uma ponte mais abrangente entre o Windows e o Android.

Por fim, resta-nos agora aguardar pela apresentação oficial dos novos Galaxy Book durante o Galaxy Unpacked a celebrar-se, possivelmente, a 1 de fevereiro de 2023.

The real ones know, the only way to keep it EPIC😎, AWES🤩ME & to Work and Play in style is the #Galaxy way! 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣ has been 1️⃣ for the books because there are a million ways to be part of the #Galaxy squad. How did you enjoy yours? Tag us on your snaps using #GalaxySquad!😜 pic.twitter.com/k7RUhxTX0y

— Samsung Mobile SA (@SamsungMobileSA) 27 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.