Samsung vai arrasar a concorrência com novo sensor de 450 MP

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung tem atualmente um dos sensores de imagem com maior resolução no seu ISOCELL HP1 com 200 MP. No entanto, de acordo com uma nova patente submetida pela gigante sul-coreana, o próximo sensor de imagem ISOCELL terá até 450 MP.

Importa notar que de momento não conhecemos a real prestação e desempenho do ISOCELL HP1 uma vez que ainda não existem smartphones no mercado com este sensor. No entanto, muito em breve a Motorola revelará o seu smartphone Moto X30 Pro com este mesmo sensor de 200 MP. Note-se que não será a Samsung a primeira marca a estrear o seu próprio ISOCELL HP3.

A Samsung registou uma patente onde versa a designação “Hexa²Pixel”

#Samsung registered a trademark called "Hexa2Pixel", where Hexa is 6, and the square(6) is 36, which is 36in1. If the output is 12 million pixel, then the original effective pixels are 432MP. pic.twitter.com/eVGkgFJwx1

— Nishant Pathak (@NishantBareilly) 27 de julho de 2022

Há, agora, um novo relato de algo ainda mais ambicioso a ser delineado pela gigante sul-coreana. De acordo com a publicação GalaxyClub, a Samsung submeteu uma nova patente onde regista o nome “Hexa²Pixel”. Ou seja, tudo aponta para a criação de um novo sensor com até 450 MP de resolução.

O primeiro sensor de resolução a 200 MP foi o ISOCELL HP1. Entretanto, esta solução de imagem foi melhorada pela Samsung e agora, na sua terceira geração, será empregue primeiramente pela Motorola com o ISOCELL HP3 com tipologia “Tetra²pixel RGB Bayer Pattern”.

A sul-coreana estará a trabalhar numa nova solução que pode agregar até 36 pixeis num só. Isto resulta num rácio de 36:1 para continuar a produzir imagens de 12 MP a 12,5 MP como as que atualmente entrega com os seus sensores ISOCELL.

Mantendo, portanto, esta mesma lógica, para agregar até 36 pixeis e produzir imagens de 12 a 12,5 MP o sensor terá que ter até 450 MP de resolução. Caso tal se verifique, este valor "arrasará" toda a concorrência com esta proeza de processamento.

O novo sensor pode estrear na gama Galaxy S23, em particular no modelo S23 Ultra

HP1 and HP3 has a 200 MP resolution (12MP with 16to 1 binning) So Hexa²pixel means Sensor might have 450 MP resolution ? Seriously ? 💀 https://t.co/zXVJ2X2RzV

— Dhruv (@itsdhruv_001) 25 de julho de 2022

Ainda de acordo com as fugas de informação este novo sensor estará nos estágios iniciais de desenvolvimento. Não obstante, é apontado como provável para o modelo Samsung Galaxy S23 Ultra, o topo de gama de próxima geração.

Mais ainda, a fabricante terá também planos para produzir um sensor de 600 MP com o formato ótico de 1/0,57” a chegar nos próximos anos. Até lá, contamos com novas proezas da Samsung no campo dos sensores de imagem para novos dispositivos móveis.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.