Não é surpresa que a indústria de smartphones está a sofrer uma queda em vendas, devido ao surto de COVID-19. Uma das empresas afetadas é a Samsung, que já está a trabalhar num plano para colmatar a situação. Esse plano passa por lançar equipamentos com 5G mais baratos.
Invés de manter a tecnologia 5G exclusiva aos topos de gama das linhas S e Note, a Samsung quer colocar o 5G na gama A, atualizando os equipamentos existentes desta forma. Ainda hoje, a empresa anunciou o lançamento dos Samsung Galaxy A51 5G e Galaxy A71 5G, no mercado asiático.
Uma estratégia similar está a ser adotada pela Xiaomi e Oppo, com o Xiaomi Mi 10 Lite 5G e Oppo A92s. Estes telemóveis representam uma tentativa de trazer smartphones com 5G ao consumidor médio, com preços mais acessíveis. É uma estratégia que faz todo o sentido, no mercado asiático.
A situação do 5G em Portugal
Em setembro do ano passado, o governo português anunciou que os planos para implementação do 5G já estavam a ser analisados, juntamente com a MEO, propriedade da Altice. Contudo, com a situação do COVID-19, é pouco provável que vejamos o 5G a chegar a Portugal tão cedo.
Mesmo assim, caso a Samsung decida lançar alguns dos seus telemóveis da gama A com 5G, pode não ser boa ideia. Em média, um utilizador troca de equipamento de 2 em 2 anos e a tendência é tornar smartphones obsoletos em poucos anos. Desta forma, o melhor é esperar que a tecnologia esteja estabelecida antes de fazer esse investimento.
Editores 4gnews recomendam: