A Samsung é provavelmente a marca de smartphones mais popular do mundo, sobretudo se atentarmos no segmento dos dobráveis. É aqui, com efeito, que a fabricante brilha realmente ao marcar presença neste setor desde a sua criação e estágio embrionário.
A gigante sul-coreana, foi, deveras, uma das primeiras a dedicar grande atenção e energia aos smartphones dobráveis e, neste início de primavera, os frutos de tal aposta são visíveis. Esta marca representa mais de 61% de todos os dobráveis vendidos em 2021.
Samsung responsável por 61% das vendas de smartphones dobráveis em 2021
A aposta certa no momento certo. Esta leitura pode ser retirada dos mais recentes dados partilhados pela agência de análise de mercado Omdia, com todos os sinais positivos a favorecerem primeiramente a Samsung, fabricante que desde 2019 se afirmou neste nicho de mercado.
Em simultâneo, de acordo com a mesma entidade o segmento em questão registou um crescimento expressivo de 309% nas vendas durante o último ano de 2021. Por outro lado, a agência refere que o volume inicial de vendas era reduzido muito em parte devido aos preços proibitivos destes smartphones.
Todavia, foi também em 2021 que o volume de vendas aumentaria exponencialmente, coincidindo com a maior divulgação dos modelos Samsung Galaxy Z Flip cujo preço de venda ao público é mais acessível.
Sucesso com o Samsung Galaxy Z Flip 3
O Samsung Galaxy Z Flip 3 pode ser adquirido atualmente desde 695 € através da Amazon.ES. Ou seja, é mais barato que a maioria dos dispositivos topo de gama atuais e sobressai de imediato com o formato dobrável.
Esta entidade afirma que em 2021 foram vendidos mais de 11,5 milhões de smartphones dobráveis, um recorde desde 2019, ano em que o nicho se afirmou no mercado.
Para a Samsung, e em particular para gama Z Flip, foi um dos melhores anos, subindo de 1,1 milhões de unidades vendidas em 2020 para 4,6 milhões de smartphones dobráveis da família Galaxy em 2021.
Bom preço e formato inovador, o sucesso dos Galaxy Z Flip
A fórmula de sucesso será mantida em 2022 com a quarta geração destes produtos em desenvolvimento. Em simultâneo, refere a agência, "com as vendas da linha Galaxy S e Galaxy Note a cair de ano para ano", vemos nos dobráveis a nova janela de oportunidade para a fabricante sul-coreana.
Por fim, temos também outras fabricantes como a Huawei, em segundo lugar com 0,9 milhões de smartphones dobráveis vendidos em 2021 e 10% de quota de mercado. Todavia, as vendas concentram-se na China, sendo negligenciáveis fora deste país.
Temos também outras fabricantes a apostar no segmento dobrável como a Xiaomi e a OPPO com o seu novo Find N. Todavia, a Samsung deverá continuar a crescer e pode alcançar 70% de quota de mercado durante o presente ano.
Editores 4gnews recomendam:
- PlayStation 5 Pro: primeiros detalhes prometem melhorias impressionantes
- Xiaomi tem nova máquina de lavar a roupa com preço inacreditável
- Google: aprende a apagar os últimos 15 minutos de atividade da conta