A Samsung, fabricante líder de mercado mundial, quer manter o ímpeto num dos aspetos mais importantes na experiência de utilizador e valorização dos seus produtos. Em causa está a distribuição das atualizações de software, mais concretamente de sistema, agora que o Android 13 chega gradualmente aos seus smartphones.
Porém, e apesar de estar a fazer um trabalho digno de nota nesta distribuição do novo Android, a Samsung afirma já que quer e consegue fazer ainda melhor.
Assim, para a próxima grande distribuição do Android, o Android 14 da Google, atualmente em desenvolvimento, a tecnológica sul-coreana quer ombrear a própria Google.
Android 14 a chegar primeiro aos smartphones Samsung Galaxy?
A possibilidade é extremamente bem-vinda. A Samsung afirma que distribuirá de forma mais ágil a atualização para o Android 14, mais veloz ainda que a atual distribuição em curso do sistema Android 13 da Google. Para o utilizador / consumidor são ótimas notícias.
Ora, se por via da regra os primeiros smartphones a receber as atualizações de sistema são os Pixel da própria Google, num futuro próximo a tecnológica sul-coreana quer aproximar-se deste padrão. Ou seja, quer estar entre as primeiras a disponibilizar as atualizações mais importantes logo que possível.
De momento, contudo, temos sempre que aguardar alguns meses desde a disponibilização das novas versões do Android. Aliás, por via da regra entre agosto e setembro de cada ano, até que chegue aos nossos smartphones.
Porém, a tónica da Samsung está agora colocada na distribuição rápida destas inovações, mesmo que as personalize com a sua própria UI.
Agilizar a personalização da One UI e a distribuição do Android
Em 2022 a Samsung foi já uma das primeiras a disponibilizar uma versão estável e global da sua interface de utilizador já personalizada, com base no Android 13 da Google. Porém, para 2023 quer superar-se e entregar ainda mais rápido o próximo Android 14, possivelmente revestido pela One UI 6.
Em comunicado à imprensa, a Samsung promete agora "reduzir drasticamente o intervalo de atualizações". Aqui referindo-se ao período entre o anúncio do Android 13 pela Google e a sua chegada aos Galaxy Tab S8 e Galaxy S22, por exemplo.
Também recentemente, a empresa colocou também a tónica nas capacidades do novo processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm.
Desse modo, o já rápido tempo de resposta na configuração, programação, teste e disponibilização das versões estáveis da sua One UI será ainda mais agilizado. O objetivo? Trazer pelo menos algumas das novidades de software primeiro aos smartphones Samsung Galaxy antes mesmo de chegarem aos produtos Google.
Em suma, a Samsung quer encurtar este hiato de meses entre a apresentação e disponibilização de uma nova versão do sistema operativo Android da Google e a sua efetiva chegada aos smartphones Samsung Galaxy. Para tal, a gigante sul-coreana promete investir o que for necessário para melhor servir os seus clientes.
Editores 4gnews recomendam: