A Samsung sondou os utilizadores e consumidores sobre os seus maiores desejos e áreas importantes. O objetivo? Ouvir a sua base de utilizadores e perceber o que estes mais valorizam relativamente à tecnologia em casa. Agora, na IFA Berlim 2023, a gigante sul-coreana revela as suas conclusões e reforça a sua plataforma SmartThings para gestão do lar IoT.
A Samsung presentou hoje as suas recentes inovações para a casa conectada, o lar IoT. Com efeito, foi durante a conferência de imprensa na IFA 2023 que a marca destacou a sua visão sobre a SmartThings. Uma ideologia que passa por permitir aos utilizadores de toda a Europa darem prioridade aos temas que realmente lhes interessam.
A tecnologia ao serviço das pessoas na Europa
Prioridades que vão desde poupar energia, aumentar a segurança e o acesso a entretenimento até tornar a sua vida quotidiana mais eficiente. Para tal, o ecossistema SmartThings, está em constante evolução, permitindo que os seus 285 milhões de utilizadores registados adaptem e personalizem as suas casas conforme as suas necessidades.
Em suma, ligando e controlando perfeitamente diversos aparelhos e dispositivos por meio de uma aplicação.
A presença da Samsung na IFA 2023 surge no momento em que a empresa partilha um novo relatório de hábitos de consumo. Este projeto foi realizado em toda a Europa para entender a evolução das necessidades de tecnologia em casa.
1. Melhorar a experiência doméstica com a SmartThings
A aplicação SmartThings permite aos utilizadores controlar as suas casas a partir de qualquer lugar. Na prática, ajudando-os a desfrutar de entretenimento sem interrupções, bem como a mantê-las mais seguras.
Em toda a Europa, as casas continuam mais importantes do que nunca, uma vez que desempenham múltiplos papéis todos os dias - desde escritórios a locais de entretenimento e relaxamento.
Aliás, sete em cada dez consumidores (71%) concordam que a tecnologia tem um impacto positivo na sua vida quotidiana, incluindo como interagem com os seus amigos e familiares. Além da forma como realizam as suas tarefas e como desfrutam dos seus tempos livres.
2. Apresentação da Samsung Food
A nova aplicação Samsung Food permite pesquisar, guardar e partilhar receitas, planear refeições, cozinhar e até mesmo fazer uma lista as compras. A nova app foi anunciada na conferência de imprensa, a Samsung Food está disponível em 104 países e em oito idiomas.
Segundo a marca, esta app coloca o conhecimento alimentar mundial na ponta dos dedos dos utilizadores, permitindo-lhes tomar as decisões alimentares, de saúde e de culinária mais adequadas para cada um deles.
De igual modo, também se liga às cozinhas dos utilizadores, quando por exemplo permite enviar de forma instantânea o tempo e a temperatura certa para o seu forno Samsung compatível. Por fim, de momento tem mais de 160.000 receitas, pelo que haverá sempre algo novo para cozinhar.
Até ao final do ano, utilizando IA alimentar, o Samsung Food fornecerá receitas personalizadas que refletem as necessidades alimentares dos utilizadores. Teremos, por exemplo, opção de conversão de receitas numa versão vegan.
3. Do prato à aplicação Samsung Health
Outra das novidades, a chegar mais no final do ano, será a possibilidade de estabelecer uma ligação com a Samsung Health. Isto para que os planos de refeições personalizados possam ser adaptados conforme as preferências e os requisitos dietéticos.
Mais ainda, poderá também ajudar os utilizadores a atingir os seus objetivos de saúde. Já em 2024, segundo a marca, utilizando a tecnologia de reconhecimento de imagem com AI, a Samsung Food irá reconhecer ingredientes e refeições compostas. Tudo para calcular a sua informação nutricional e recomendar as melhores receitas para os utilizar.
4. Poupança energética com a SmartThings na Europa
Em seguida, devido ao aumento dos preços da energia em toda a Europa, 72% dos inquiridos estão preocupados com o custo do funcionamento dos aparelhos nas suas casas.
Nesse contexto, o SmartThings Energy pode ajudar os utilizadores a otimizar a energia usada nos seus aparelhos para atender às suas necessidades e reduzir a utilização.
Por exemplo, o AI Energy Mode no SmartThings Energy permite monitorizar e reduzir o uso de energia da máquina de lavar em até 70% usando o Ecobubble para lavar com água fria em vez de água quente.
5. Tecnologia com potencial para melhorar a nossa vida e o Planeta
Por fim, a Samsung fez também uma parceria com a organização global de conservação dos oceanos Ocean Wise e com a fabricante de roupas Patagonia para encontrar soluções para o problema do derrame de microfibras.
Segundo a marca, o filtro Less Microfiber é um filtro externo para máquina de lavar que reduz até 98% das emissões de microplásticos dos ciclos de lavagem.
Em suma, a Samsung está a investir num futuro construído com base nas possibilidades que a tecnologia pode desbloquear. É, aliás, uma área que pretende fazer a diferença é tornar a tecnologia para casas inteligentes mais acessível e disponível.
Editores 4gnews recomendam: