Com uma média de atualizações de 5 a 6 anos nos seus smartphones, a Apple era, até há bem pouco tempo, a fabricante que mais tempo de vida útil garantia aos seus equipamentos. Mas o ano de 2023 trouxe um volte-face.
Em outubro, quando os Pixel 8 foram apresentados, a Google garantiu que os equipamentos receberiam 7 anos de atualizações de Android e segurança. E há que falar, claro, do FairPhone 5 que tem atualizações prometidas até 2031.
Faltava saber qual seria a posição da Samsung na política de atualizações. Recorde-se que até agora a fabricante sul-coreana prometia entre a 4 a 5 anos de atualizações nos seus smartphones topos de gama.
Samsung Galaxy S24 terão 7 anos de atualizações, tal como os Google Pixel 8
Com a apresentação dos Galaxy S24, o patamar sobe agora também para “7 gerações de atualizações de sistema operativo e 7 anos de atualizações de segurança”. Isto significa que os S24, S24 Plus e S24 Ultra serão atualizados até 2031.
Esta decisão mostra que a Samsung se vai comprometer cada vez mais em prolongar o ciclo de vida útil dos seus equipamentos. A questão que se coloca agora é se as outras gigantes do mercado de smartphones vão seguir este exemplo.
OnePlus, Xiaomi e Honor serão as próximas?
Nos próximos dias segue-se o lançamento do OnePlus 12 e no final de fevereiro serão apresentados os Honor Magic6 e os Xiaomi 14. Será que vamos ver estas fabricantes em igualar as ofertas da Samsung e da Google sob pena de ficarem para trás?
E claro, na segunda metade do ano chegarão os novos iPhone ao mercado. A Apple nunca deu garantias de anos de atualizações nos seus smartphones, mas era até há bem pouco tempo a marca com maior suporte. Por isso será interessante se vai mudar, ou não, a política e quiçá aumentar os seus habituais 5 a 6 anos de atualizações garantidos.
Editores 4gnews recomendam: