A próxima geração de smartphones de topo poderá incluir ecrãs que enrolam. É desta forma que a Samsung parece querer responder aos outros fabricantes asiáticos que têm apostado nos modelos com ecrãs dobráveis, sobretudo a Huawei.
Depois do lançamento recente do primeiro dispositivo com ecrã tridobrável do mundo – o Mate XT -, a Samsung parece ter recuperado uma ideia já com vários anos e estará a preparar o lançamento de um smartphone com ecrã rolável.
Versão comercial pode chegar em 2025
Indica o Android Authority que a ideia é colocar no mercado um dispositivo com uma diagonal de ecrã que consiga rivalizar, ou ultrapassar, os modelos com ecrã dobrável já disponíveis no mercado, especialmente os 10.2” de diagonal do novo modelo da Huawei.
O site cita informações do jornal coreano The Elec para garantir que a Samsung está a preparar para o segundo semestre de 2025 o lançamento do seu smartphone com um ecrã rolável, cuja diagonal chega às 12.4”. O site indica ainda que, apesar das características do ecrã, o telemóvel irá incluir uma câmara frontal colocada sob o painel.
O novo modelo da Samsung recupera um conceito que está longe de ser exclusivo deste fabricante coreano. Em 2021 a LG anunciou um smartphone com ecrã e a Oppo foi mais longe e mostrou mesmo o X 2021. A proposta da LG terminou com o abandono do mercado dos smartphones, enquanto a Oppo chegou a mostrar aos jornalistas o seu dispositivo, mas que nunca passou de um ‘concept model’.
De qualquer modo, mesmo a cerca de um ano de distância da sua confirmação enquanto modelo comercial, o dispositivo da Samsung poderá marcar um novo patamar na diagonal de ecrã associada a um smartphone.
Este vídeo de 2023, lançado pela Samsung Display, mostra um protótipo do que poderá estar na origem do smartphone com ecrã rolável da Samsung a lançar em 2025.