A Samsung lançou um conjunto de funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) para os seus smartphones com a Galaxy AI. Estas funcionalidades são gratuitas para todos os utilizadores, contudo, isso irá mudar em breve.
Desde o seu lançamento que a notícia de que a Galaxy AI poderia passar a ser paga tem sido veiculada. Uma vez mais, temos declarações da própria Samsung a apontar nesse sentido.
Galaxy AI poderá passar a ser (parcialmente) paga em 2025
Foi no âmbito do lançamento dos Samsung Galaxy Tab S10 e do Galaxy S24 FE que o tema surgiu novamente. No comunicado de imprensa enviados pela sul-coreana podemos ler, em jeito de nota de rodapé, o seguinte: "Podem ser aplicadas taxas a determinados recursos de IA no final de 2025".
Isto significa que, até ao final do próximo ano, a Samsung deverá começar a cobrar aos utilizadores pelo uso das suas funcionalidades de IA. O comunicado da empresa dá a entender que isso poderá aplicar-se apenas a alguns recursos.
Isto é, no fundo, um reiterar da posição da Samsung sobre esta matéria. Já em janeiro, aquando da apresentação dos Galaxy S24, e em julho, antes da apresentação dos seus dobráveis, havia sido dito algo semelhante por parte da empresa.
De igual forma, o calendário também não é novo. Há já alguns meses que sabíamos que a Galaxy AI poderia passar a ser paga em 2025, todavia, a Samsung refere agora que isso deverá concretizar-se no final do ano.
O que continua por perceber é o que realmente passará a ser pago e em que moldes. É curioso notar que o comunicado da Samsung fala em "recursos de IA" e não na Galaxy AI.
Isso suporta a tese de que apenas algumas funcionalidades da Galaxy AI passarão a ser pagas. Para isso, a Samsung poderá construir um modelo de subscrição, dando aos utilizadores a possibilidade de pagar apenas por aquilo que querem.
Terá a Google alguma culpa nisto?
Não podemos falar neste tema sem juntar a Google à equação. Isto porque a empresa norte-americana é detentora de algumas funcionalidades que fazem parte da Galaxy AI, nomeadamente o adotado Circundar para Pesquisar.
Desse modo, coloca-se a hipótese de também a Google querer monetizar essas tecnologias. Caso ela exija um extra à Samsung para as poder usar nos seus smartphones, é natural que a sul-coreana queira passar parte desse encargo para os utilizadores.
Em suma, muito há para perceber sobre o futuro da IA nos produtos Galaxy. Por enquanto, a Samsung tem mantido o mistério sobre o tema e esperamos que a empresa o possa esclarecer logo que possível.