Samsung quer trabalhar com a Apple. Parceria pode estar a caminho

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple está a trabalhar no seu processador M2 e parece que a Samsung quer participar ativamente na produção do novo chip.

A gigante sul-coreana já investiu vários milhões na construção de novas instalações para conseguir estabelecer uma parceria com a Apple que pode ser lucrativa para ambas as empresas.

Apple e Samsung juntas na construção do novo chip M2?

Apple M1
Processador sucessor do Apple M1 pode ser revelado no final deste ano

Num futuro próximo, a Apple deverá apresentar ao mundo o novo processador M2 e se este tiver tanto sucesso como o seu antecessor, qualquer empresa que esteja envolvida na produção do chip sai a ganhar.

E terá sido essa a ideia da Samsung que está empenhada em estabelecer uma parceria para a Apple que poderá juntar as duas gigantes de tecnológica no fabrico de um processador potente para os laptops de Cupertino.

Na prática, a Samsung já produz substratos FC-BGA que são componentes cruciais para o fabrico de chips modernos de alta densidade com conexões de circuito. Agora a ideia é produzir este tipo de substratos e tornar-se fornecedora da Apple, especificamente para a produção do novo chip M2.

A Samsung está tão empenhada em estabelecer esta parceria que não está a olhar a custos para atingir a sua finalidade. Segundo os últimos relatórios divulgados, a empresa sul-coreana investiu cerca de mil milhões de dólares na construção de novas instalações para a produção de FC-BGA.

Adicionalmente, a gigante sul-coreana investiu também 241 milhões de dólares, em instalações localizadas no seu país de origem, com o mesmo objetivo. Tudo para conquistar a Apple que é conhecida por fazer "algumas exigências" quanto às instalações de produção dos seus fornecedores.

Portáteis Apple com chip M2 só devem chegar em 2023

Apple MacBook Pro
O MacBook Pro está disponível em Portugal a partir de 1479 euros

Ao que tudo indica, os investimentos da Samsung estão no timming certo. Tudo porque a Apple deve seguir o mesmo cronograma de lançamento do M1 para o processador M2.

Há fortes possibilidades que a empresa de Cupertino apresente o novo chip M2 no final deste ano. Posteriormente, a Apple pode apresentar outras variantes do processador, ou seja, as versões para já conhecidas como M2 Pro, M2 Max e M2 Ultra.

De qualquer forma, apenas no início de 2023 é que devem chegar às mãos dos utilizadores os portáteis Apple equipados com o novo processador.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt