A Apple está a trabalhar no seu processador M2 e parece que a Samsung quer participar ativamente na produção do novo chip.
A gigante sul-coreana já investiu vários milhões na construção de novas instalações para conseguir estabelecer uma parceria com a Apple que pode ser lucrativa para ambas as empresas.
Apple e Samsung juntas na construção do novo chip M2?
Num futuro próximo, a Apple deverá apresentar ao mundo o novo processador M2 e se este tiver tanto sucesso como o seu antecessor, qualquer empresa que esteja envolvida na produção do chip sai a ganhar.
E terá sido essa a ideia da Samsung que está empenhada em estabelecer uma parceria para a Apple que poderá juntar as duas gigantes de tecnológica no fabrico de um processador potente para os laptops de Cupertino.
Na prática, a Samsung já produz substratos FC-BGA que são componentes cruciais para o fabrico de chips modernos de alta densidade com conexões de circuito. Agora a ideia é produzir este tipo de substratos e tornar-se fornecedora da Apple, especificamente para a produção do novo chip M2.
A Samsung está tão empenhada em estabelecer esta parceria que não está a olhar a custos para atingir a sua finalidade. Segundo os últimos relatórios divulgados, a empresa sul-coreana investiu cerca de mil milhões de dólares na construção de novas instalações para a produção de FC-BGA.
Adicionalmente, a gigante sul-coreana investiu também 241 milhões de dólares, em instalações localizadas no seu país de origem, com o mesmo objetivo. Tudo para conquistar a Apple que é conhecida por fazer "algumas exigências" quanto às instalações de produção dos seus fornecedores.
Portáteis Apple com chip M2 só devem chegar em 2023
Ao que tudo indica, os investimentos da Samsung estão no timming certo. Tudo porque a Apple deve seguir o mesmo cronograma de lançamento do M1 para o processador M2.
Há fortes possibilidades que a empresa de Cupertino apresente o novo chip M2 no final deste ano. Posteriormente, a Apple pode apresentar outras variantes do processador, ou seja, as versões para já conhecidas como M2 Pro, M2 Max e M2 Ultra.
De qualquer forma, apenas no início de 2023 é que devem chegar às mãos dos utilizadores os portáteis Apple equipados com o novo processador.
Editores 4gnews recomendam: