Samsung processada por publicitar resistência à água 'enganosa' nos seus smartphones

Bruno Coelho
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A Samsung foi processada pela autoridade de consumo da Austrália. Em causa estão anúncios da fabricante coreana de promoção aos smartphones Galaxy em que estes são vistos como usáveis em piscinas ou na prática de surf.

Segundo o organismo, a Samsung não testou os efeitos de exposição dos seus smartphones em piscinas e água salgada. A queixa centra-se em mais de 300 anúncios nos quais a Samsung mostra os seus smartphones a ser usados numa piscina ou no oceano.

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Anúncio da Samsung mostra utilizador a usar um Galaxy debaixo de água

A Comissão de Consumo e Competição da Austrália (ACCC) alega que “os anúncios da Samsung mostram falsa e enganosamente que os Galaxy podem ser usados e expostos a todos os tipos de água, quando não é o caso”.

Quando começou a polémica

As queixas começaram em 2016. À data, a revista Consumer Reports alertou que o Galaxy S7 falhou no seu teste de imersão. No entanto, nos anúncios aparecia mergulhado num aquário ou a ser banhado com champanhe.

A ACCC afirma no seu processo que vários consumidores danificaram os seus dispositivos ao expô-los à agua. A autoridade de consumo alega que, nestes casos, a Samsung se recusou a honrar o compromisso garantia. No entanto, a fabricante alega o contrário.

É alegado que não só a Samsung fica com uma vantagem competitiva, como estes anúncios fornecem aos consumidores uma escolha desinformada. As alegações falam de quebras da lei em mais de 300 anúncios.

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O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.