A Samsung é um dos maiores conglomerados empresariais do mundo e, como tal, possui várias divisões como a responsável pelos smartphones Samsung Galaxy, além do departamento dedicado aos ecrãs e painéis OLED. Este último é um dos principais fornecedores da Apple e já está a preparar os novos ecrãs OLED para a gama iPhone 15.
A cerca de um mês da apresentação oficial dos próximos smartphones Apple iPhone 15 é com a maior naturalidade que damos conta do arrancar da produção em massa destes painéis OLED. Em causa estão os ecrãs que serão empregues nos próximos smartphones iOS, possivelmente com uma forte redução das margens ou bezels.
Samsung Display é o departamento responsável pelos ecrãs OLED
A sul-coreana é atualmente a maior fabricante mundial de painéis OLED para smartphones, com grande parte das fabricantes de dispositivos móveis a usar os seus produtos, incluindo a Apple. Como tal, sendo a Samsung Display uma fornecedora da tecnológica de Cupertino, é normal que a produção em massa destes componentes já tenha começado.
As informações mais recentes são avançadas pelo jornal sul-coreana The Elec, veiculadas também pelo portal SamMobile. Não temos, por isso, razão para duvidar de tudo quanto é avançado pela fonte, sobretudo se tivermos em consideração a proximidade da apresentação dos próximos iPhone 15.
Componentes serão usados nos quatro modelos de iPhone 15
Em causa estão um total de quatro modelos de telemóvel iOS, os Apple iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e, por fim, o topo de gama iPhone 15 Pro Max. Em todos os modelos estarão presentes ecrãs OLED com a maioria a ser fabricada pela Samsung Display, mas não exclusivamente por esta.
Com efeito, a par da Samsung temos também painéis a ser fabricados pela BOE, bem como pela própria LG Display, estas últimas, porém, ainda não terão iniciado a produção em massa destes componentes. Em todo o caso, a tecnológica de Cupertino raramente depende de uma só fornecedora para evitar possíveis percalços na produção dos seus produtos.
LG Display e BOE também deverão produzir ecrãs para a Apple
Aliás, segundo apontam fontes próxima das indústria, a fabricante chinesa BOE estará a enfrentar problemas na produção dos primeiros lotes.
As dificuldades estarão a emanar da Ilha Dinâmica dos iPhone, o segmento superior do ecrã, vulgo notch onde estão alojados vários sensores para o sistema FaceID, bem como a câmara fotográfica frontal.
Face ao exposto, é provável que a chinesa BOE não fique responsável pela produção dos ecrãs que serão usados nos modelos mais caros da Apple, os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
Esta tarefa deve ser entregue, sobretudo ou exclusivamente à Samsung Display cujos painéis não sofriam com a fuga de luz, ou light leak. Fenómeno observável na secção superior junto ao seu notch e respetivo recorte.
Samsung Display é a maior fabricante mundial de ecrãs OLED
Parte das dificuldades enfrentadas pela chinesa BOE residem nas patentes da própria Samsung para o fabrico deste tipo de ecrãs OLED com recortes.
Não querendo a BOE infringir as patentes da rival sul-coreana, não lhe resta outra opção que não licenciar as mesmas, ou tentar desenvolver, por si, métodos de fabrico alternativos.
Em suma, os primeiros lotes de smartphones Apple iPhone 15 não devem usar painéis OLED fabricados pela chinesa BOE. Algo que acaba por favorecer a sul-coreana Samsung Display que receberá assim a totalidade deste contrato de empreitada.
Editores 4gnews recomendam: