Samsung prepara apresentação de ecrã 'híbrido' na CES 2023

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A CES 2023 será a primeira grande feira tecnológica do ano com arranque marcado para o dia 5 de janeiro. Serão inúmeras as empresas a participar neste certame e a Samsung tem tudo para ser uma das mais inovadoras.

De acordo com novos rumores, a tecnológica sul-coreana irá desvendar um protótipo do seu ecrã híbrido. Este terá a particularidade de poder ser dobrado e esticado, unindo dois vetores de inovação do mercado tecnológico de consumo.

Samsung volta a inovar com ecrã que dobra e estica

A Samsung é líder no mercado de smartphones dobráveis e uma das principais empresas do mundo que puxa os limites dos ecrãs. É vista por muitos como a melhor posicionada para revolucionar ainda mais este mercado com a introdução do primeiro dispositivo com um painel capaz de esticar.

Samsung
Protótipo de um ecrã deslizante da Samsung

No entanto, a próxima apresentação da Samsung poderá unir ambos mundos no mesmo produto. Essa é a tese levantada pela publicação ETNews a poucos dias do arranque da feira tecnológica CES 2023, sempre pautada pela irreverência dos produtos nela desvendados.

Segundo esta fonte, a sul-coreana organizará um evento restrito, para um número limitado de convidados, de modo a apresentar o seu primeiro ecrã híbrido. Portanto, existe a possibilidade de não ser divulgado nenhum vídeo deste painel em ação.

Contaremos com um ecrã total de 12,4 polegadas

Ainda assim, já temos alguns pormenores técnicos para avançar que nos ajudam a perceber melhor o funcionamento desta tecnologia. Pelo que se sabe, este ecrã híbrido contará com 8 polegadas de diagonal quando fechado, ou seja, no seu estado menor.

Assim que o utilizador o decidir desdobrar, será brindado com uma área de utilização cifrada nas 10 polegadas de diagonal. Mas será possível aumentar essa área para as 12,4 polegadas ao esticar este componente.

Sendo esta área considerada demasiada para apelidar este produto de smartphone, questiona-se qual será o seu posicionamento no mercado. Será um tablet? Será um computador portátil / tablet? Esperamos que isso seja respondido ainda esta semana.

Independentemente da sua posição no mercado, será possível acionar apenas uma ação de cada vez. Isto significa que não poderás dobrar e esticar este painel em simultâneo.

Face ao que se conhece, facilmente podemos antever que o preço de venda deste equipamento não será barato. A quantidade de Pesquisa e Desenvolvimento empregues nesta tecnologia poderão atirar facilmente um eventual produto com este tipo de ecrã para cima dos 2000 €.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.