Samsung sofre o pior trimestre desde pesadelo do Note 7

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Como deves saber, poucas marcas conseguiram obter bons resultados em vendas de smartphones. O mercado viu um decréscimo global de 6% no ano passado.

A Samsung acabou de publicar os seus resultados financeiros de 2018 e os números não são muito favoráveis, segundo a análise do AndroidPolice.

A Samsung tem vários departamentos. Electrónica de consumo, comunicações móveis e painéis para ecrãs. Apenas um viu bons números.

Samsung viu as vendas de smartphones a baixar consideravelmente

Em primeiro lugar, a divisão mobile foi a que sofreu mais. Em relação a 2017, o ano de 2018 viu uma baixa em vendas de 5.6% e receitas de 14%, números preocupantes. Na verdade foi o pior trimestre em receitas desde o escândalo do Note 7 em 2016.

Os outros departamentos também viram baixas, embora não tão significantes. Electrónica de consumo foi o departamento que "salvou" a gigante coreana de um decréscimo total. Foi observada uma melhoria gradual graças às crescentes vendas de televisões na gama premium.

Comparativamente com o quarto trimestre de 2017, as vendas no geral tiveram um decréscimo assombroso de 20% materializando-se numa queda em lucro de 29%.

Porque é que as vendas desceram tanto?

De acordo com o relatório, esta descida tem vários factores influentes. Primeiramente, houve uma queda na procura por memórias, algo fabricado pela Samsung. Em segundo lugar temos a alta competição na indústria dos ecrãs e a cereja no topo do bolo: vendas de smartphones.

É verdade que 2018 não foi um ano fácil para muitas fabricantes. Contudo, a Samsung tem um lugar número um a manter. Dizem que quem está no topo acomoda-se. Será o caso da gigante coreana? É bom que não porque a competição é grande e cada vez mais agressiva.

Editores 4gnews recomendam:

OnePlus destrói Apple e Samsung no segundo maior mercado do mundo

Samsung Galaxy S10 Plus já tem um concorrente à altura!

Huawei Mate Mini e Smart podem estar a caminho da Europa!

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.