Hoje é um dias memorável para a Apple e para a Samsung. Infelizmente não por boas razões em ambas as empresas. A eterna batalha entre Apple e Samsung, que já falamos imensas vezes, terminou hoje com um veredito doloroso para a empresa sul-coreana.
A batalha começou em 2010 quando a Apple acusou a Samsung de ter copiado o design do iPhone… Na altura, Steve Jobs processou a empresa asiática em três modelos de smartphones diferentes, contudo, um desses modelos foi o mais flagrante.
Vê ainda: Xiaomi apresenta 4 novas Xiaomi Smart TV’s com os preços a começar nos 133€
Falo obviamente da escolha de design do Galaxy S (i9000) e as suas parecenças com o iPhone lançado em 2007.
Nos dias de hoje quase todos os equipamentos são iguais à primeira vista, porém, em 2010 o iPhone era verdadeiramente irreverente. Não há ninguém que não veja que a Samsung se "inspirou" fortemente no design do smartphone da empresa de Cupertino.
Apple e Samsung estavam na mesma batalha jurídica quase há 10 anos!
A Samsung já tinha perdido este caso antes, porém, com o recurso solicitado ao supremo tribunal, este processo continuou por mais uns tempos. Hoje a decisão foi tomada e a empresa sul-coreana terá de pagar cerca de $533,316,606 à empresa de Cupertino.
A Apple pedia um valor de mil milhões. Já a Samsung dizia que 28 milhões era mais do que suficiente. Para deixar isto claro, a Samsung não disse que não copiou o design. O grande problema era o valor a pagar por esta cópia de patentes.
A marca dizia que só deveria pagar pelos componentes que tinham patente registada. A Apple solicitava o valor completo do iPhone. Ou seja, por cada Galaxy S que foi vendido, a empresa sul-coreana teve de pagar à Apple o valor completo do primeiro iPhone.
Daí os tal mil milhões que a Apple pedia e os 28 milhões que a Samsung concordava pagar. A decisão final pode não ter sido tão avultada quanto a empresa de Tim Cook desejava, porém, 539$ milhões é melhor do que 28$M. Tendo em conta que só em despesas legais a Samsung teve de pagar à Apple mais de 5 milhões.
Como referi no início do artigo. Hoje é um dia memorável para ambas as marcas, todavia, por razões diferentes.
Assuntos relevantes na 4gnews:
Teaser do Xiaomi Mi 8 dá-nos mais pistas sobre o terminal
Google está a pensar introduzir publicidade no ”Google Feed”
Android. Teaser do BlackBerry Key2 mostra-nos um pouco do smartphone
Via