Samsung ostenta foto gigante captada com o sensor HP1 de 200 MP

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O novo sensor de imagem Samsung ISOCELL HP1 de 200 MP foi concebido para quebrar as barreiras da fotografia com telemóvel e dispositivos móveis. Com efeito, esta é a maior resolução alguma vez presente num sensor de imagem para smartphones.

Importa frisar que este sensor HP1 da Samsung foi apresentado no final de 2021, mais concretamente em setembro do último ano. No entanto, até ao momento ainda não temos telemóveis a utilizar este componente, pelo que a própria Samsung o deu agora a conhecer em proporções colossais.

As capacidades do sensor Samsung ISOCELL HP1 de 200 MP

A gigante sul-coreana fê-lo em proporções gigantescas. O objetivo? Mostrar as capacidades do sensor ISOCELL HP1 de 200 MP e, para tal provaram a extensão e tamanho máximo de imagem. Aliás, algo que fica bem claro no vídeo listado acima.

A premissa é simples. Quão grande pode uma fotografia ficar? Neste caso com o ponto de interesse a ser um gato, um dos animais favoritos em qualquer conteúdo publicado na Internet. Assim, a equipa de engenheiros da Samsung lançou-se ao desafio.

Esta equipa de engenheiros da Samsung criou uma plataforma had hoc (para o efeito), colocando o sensor ISOCELL HP1 em funcionamento. Em seguida, após a captação da fotografia, a empresa sul-coreana quis apurar a máxima dimensão da imagem.

A fotografia de 200 MP foi impressa num outdoor de 28 x 22 metros

Samsung

Entre as primeiras fabricantes de smartphones a usar este sensor contamos com a própria Samsung, bem como a Motorola que deverá apresentar um novo smartphone já em julho. Entretanto, os resultados apresentados pela marca são realmente impressionantes ao aproveitar toda a dimensão da fotografia captada com 200 MP.

200 MP de resolução permitem ampliar sem perder detalhe na imagem

Samsung ISOCELL HP1
A tecnologia de pixel binning operada pelo sensor Samsung ISOCELL HP1.

Mais pixeis. Mais detalhes. Esta é a premissa da Samsung para o sensor ISOCELL HP1 perfeitamente ilustrada pela ação de marketing em questão. Na prática, os responsáveis da marca acabaram por imprimir um total de 12 telas, cada qual com 2,3 metros para compor o painel de 28 x 22 metros.

Note-se que, para o utilizador comum que não necessitar de imprimir telas e outdoors, a principal vantagem do sensor Samsung ISOCELL HP1 estará na tecnologia de pixel binning ChamelonCell.

Assim, na prática, cria imagens com resolução de 12,5 MP e pixeis de 2,56 μm, ou um máximo de 50 MP com cada pixel a medir 1,28 μm. Já na captação de uma imagem com 200 MP o tamanho dos pixeis será de 0,64 μm.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.