Samsung One UI 5: eis as primeiras novidades da nova interface

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung prepara o lançamento da próxima versão da sua interface própria para os seus smartphones. Falamos da One UI 5 que será baseada no Android 13 e cuja disponibilização deverá ocorrer nos próximos meses.

Ainda antes das primeiras compilações de teste chegarem aos utilizadores, Max Weinbach revela as primeiras imagens da One UI 5. É desta forma que ficamos a conhecer algumas das novidades que a marca prepara para o seu novo software.

One UI 5 trará algumas melhorias para o painel de notificações

Uma das imagens divulgadas diz respeito à barra de notificações presente na One Ui 5. Não temos uma revolução neste departamento, mas um refrescar deste importante agregador de informação.

One UI 5
Créditos: 9to5 Google

Os destaques recaem, sobretudo, nos novos ícones e numa ligeira alteração da opacidade deste painel. O suficiente para que o utilizador fique com o sentimento de que algo novo foi implementado.

Novo ecrã de diálogo para conceder permissões

Uma das surpresas da One UI 5 é a adoção do ecrã de concessão de permissões do Android puro. Este ecrã passará a surgir no cento do ecrã do smartphone com as caixas de opções mais coloridas.

One UI 5
Créditos: 9to5 Google

Não se sabe se esta alteração deriva do estado precoce do desenvolvimento da One UI 5 ou se a Samsung irá mesmo descartar a sua personalização neste departamento. Algo que teremos de averiguar com o lançamento das próximas versões de teste da One UI.

Hub de privacidade e segurança

Na One UI 5 teremos também um hub de privacidade e segurança com informações relevantes acerca dos dados sensíveis do utilizador. Será um local onde estarão agregadas todas as tuas contas, palavras-chave e outros dados sobre privacidade e segurança.

One UI 5
Créditos: 9to5 Google

De notar ainda a presença de uma opção que procurará por abusos de permissões por parte das aplicações. Deste modo, será mais fácil revogar quaisquer acessos que consideres abusivos ou injustificados.

Copiar texto de imagens

Até agora parte integrante da Bixvy Vison, a Samsung disponibilizará esta opção de forma independente. Isto significa que copiar texto de qualquer imagem ou fotografia para o teclado será ainda mais fácil com a One UI 5.

Esta novidade funcionará de forma semelhante ao que vemos no iOS. Ou seja, poderás selecionar partes de uma imagem que contenham texto e extrair essas informações para onde desejares.

Novos gestos para opções de multitasking

Com a One Ui 5, a Samsung simplificará o acesso a alguns componentes de multitasking dos seus smartphones. Por exemplo, passará a ser possível abrir a opção de ecrã dividido com um deslize, com dois dedos, do fundo do ecrã para cima. Já se quiseres uma janela pop-up bastará deslizar do canto superior direito para baixo.

One UI 5
Créditos: 9to5 Google

Outras novidades de menor impacto incluem novas opções de colaboração na app Notas, visualização de aplicações ativas nas definições rápidas, imagem do smartphone no ecrã Sobre ou uma nova opção de UWB nas definições.

Em suma, a One UI 5 apostará no refinar de algumas novidades e não num redesenhar profundo da interface da Samsung. Decisões que poderão potenciar uma maior celeridade na disponibilização do software a todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.