Ainda que esteja a ter vários problemas para implementar a One UI 7 nos seus dispositivos mais antigos, a Samsung não deixa de preparar o futuro e está já a testar a sua próxima interface.
Surgem agora as primeiras informações sobre a One UI 8, já baseada no próximo sistema operativo da Google, Android 16. Mas para já as alterações são poucas.
Samsung concentrada no melhor desempenho

A Google tem vindo a antecipar a disponibilização do seu sistema operativo Android para que a versão mais recente seja lançada em simultâneo com a sua série de smartphones. Nesse sentido, a Samsung tem já em seu poder o Android 16 e parece que a próxima interface One UI 8 vai concentrar-se em fornecer um melhor desempenho.
Esta informação está a ser avançada pelo site Gizchina que fala em capturas de ecrã da nova interface no Samsung Galaxy Z Fold6. Essas mesmas capturas mostram que o design é bastante semelhante ao da One UI 7.
Ao que tudo indica, a atual interface da Samsung é que trouxe consigo as grandes alterações visuais e a próxima One UI 8 será mais conservadora nesse ponto.
Para já, foram encontradas atualizações em aplicações como a Galeria e o gestor de Arquivos. Ainda que as mudanças possam parecer ligeiras, espera-se que melhorem, de forma significativa, a experiência de navegação para o utilizador.
Um ponto bastante interessante é que a One UI 8 pode trazer o recurso Now Brief para dispositivos mais antigos. Tal sugere que a Samsung pretende fornecer mais recursos aos utilizadores, sem que estes necessitem de substituir o seu terminal por um novo.
A parte positiva de existirem menos mudanças drásticas é que a disponibilização da One UI 8 pode ser bastante mais rápida que a da sua antecessora. O mesmo serve para a implementação que deve ser menos desafiante e com menos problemas do que está a acontecer agora com a One UI 7.
De acordo com os rumores, a ideia da Samsung era disponibilizar já a One UI 8 no verão com as suas novas gerações de dobráveis. Mas dados os problemas que a gigante sul-coreana está a enfrentar com a implementação da One UI 7, este calendário de lançamento pode ser ajustado e levar ao adiamento do lançamento da nova interface.