Samsung: novo sensor de 200 megapixéis vai agradar aos utilizadores fãs de fotografia

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Há muito que o novo sensor ISOCELL HP3 da Samsung é falado e agora a marca sul-coreana apresentou-o, por fim, oficialmente.

Com os mesmos 200 megapixéis de resolução do seu antecessor, o ISOCELL HP3 traz consigo melhorias significativas que vão agradar a todos os adeptos de fotografia.

Samsung revela novo sensor que é o mais pequeno disponível no mercado

A Samsung acaba de anunciar oficialmente o seu novo sensor para smartphones ISOCELL HP3 que não só vai fazer as delícias dos utilizadores adeptos de fotografia, como vai permitir alterações nos designs dos próximos smartphones.

Tudo porque este componente é, atualmente, o sensor mais pequeno do mercado. A nova solução apresentada hoje reduz o espaço ocupado pelo módulo de câmara num smartphone em nada mais nada menos que 20%. Tal vai permitir que as marcas de smartphones concebam modelos mais finos e otimizam o interior dos terminais.

Mas as novidades não se ficam por aqui. De acordo com a gigante sul-coreana, o novo ISOCELL HP3 de 1/1,4 polegadas "é o sensor de imagem com os menores pixéis de 0,56 micrômetros do setor". O que significa que conseguiu uma redução de 12% em relação ao seu antecessor.

Samsung ISOCELL HP3 com vídeo a 8K e novas tecnologias integradas

O novo sensor da Samsung integra também capacidade para gravação de vídeo 8K a 30 frames por segundo ou 4K a 120 frames por segundo. Está ainda equipado com a tecnologia Tetra Pixel que permite mehorar a qualidade das imagens captadas em baixas condições de luminosidade.

Tal é possível graças à combinação de quatro ou 16 pixéis "vizinhos" em apenas um pixel. No primeiro caso, é simulado o funcionamento de um sensor de 50 megapixéis enquanto que no segundo é igualmente simulado um sensor de 12,5 megapixéis.

De resto, o novo ISOCELL HP3 conta também com uma solução de foco automático Super QPD para que todos os pixéis do sensor estejam equipados com recursos de foco automático, assim como integra o recurso Smart-ISO Pro que mistura informações de imagem "feitas a partir dos dois ganhos de conversão do modo ISO baixo e alto para criar imagens HDR".

Saliente-se que a gigante sul-coreana já entregou alguns exemplares do novo sensor às marcas de smartphones e que a produção em massa do ISOCELL HP3 vai ter início ainda este ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 12 Ultra pode chegar a 5 de julho com um companheiro improvável
  • Será a Asus a ultrapassar a Xiaomi e a apresentar o primeiro smartphone com Snapdragon 8+ Gen 1?
  • Nothing Phone (1) confirma as melhores caraterísticas na Geekbench
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt