Samsung: no próximo ano este smartphone pode não ser lançado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Os relatórios financeiros não enganam e refletem que os modelos Plus da Apple e da Samsung não têm sucesso junto dos utilizadores.

Para acabar com esta “maldição”, a Samsung está a avaliar a possibilidade de descontinuar este modelo, sendo que a série Galaxy S24 já não irá incluir a variante Plus.

Série Samsung Galaxy S24 pode chegar com apenas dois modelos

Samsung Galaxy S22+
Samsung Galaxy S22+ pode ser o um dos últimos modelos Plus da série topo de gama da gigante sul-coreana Crédito@Samsung

Os modelos Plus da Apple e da Samsung parecem estar amaldiçoados, registando vendas fracas nos últimos anos. Ambas as marcas tentaram a estratégia de disponibilizar um modelo com ecrã maior, acreditando que esse era um desejo dos utilizadores.

Mas os relatórios financeiros dos últimos anos indicam exatamente o contrário. E, por essa razão, as duas concorrentes avaliam qual a melhor estratégia a aplicar no mercado. Hoje, a publicação sul-coreana The Elec afirma que a Samsung está a estudar a possibilidade de acabar com um modelo Plus. E esta será uma estratégia para ser aplicada no próximo ano.

Por outras palavras, a série premium Galaxy S24 vai contar apenas com dois terminais: o modelo base e o Galaxy S24 Ultra. A variante Plus do Galaxy S24 poderá já não ver a luz do dia.

Visto que estamos a menos de um mês da apresentação da série Galaxy S23, marcada para 1 de fevereiro, é bastante provável que neste momento a Samsung esteja já a desenvolver a próxima série de topo.

Aliás, a mesma publicação sul-coreana descobriu que a família Galaxy S24 é conhecida internamente na empresa por DM. Esta fonte diz ainda que apenas existem dois projetos sob este nome no momento, DM1 e DM3.

Ora não é necessário recorrermos a muita imaginação para supor que se tratam dos modelos Galaxy S24 e Galaxy S24 Ultra, uma vez que a existir um Galaxy S24+ este seria o DM2.

Claro que estamos ainda a uma distância tremenda do lançamento da série Galaxy S24, por essa razão o modelo Plus pode ser adicionado mais tarde. Ainda assim, aparentemente não faz parte dos planos iniciais.

Samsung Galaxy A53 e Galaxy A73 afetaram vendas do Galaxy S22+

Efetivamente, a variante Plus não tem sido um sucesso de vendas. O Galaxy S22+, à semelhança dos seus antecessores, não conseguiu igualar as vendas do modelo base, ainda que tenha especificações parecidas e até um ecrã maior.

Nesta série, o grande sucesso é mesmo o Galaxy S22 Ultra, apesar de ter o preço mais elevado desta família. Em Portugal, o modelo está disponível por um custo a começar nos 1.199,90 euros.

De acordo com alguns analistas de mercado, as vendas do Galaxy S22+ sofreram também com os modelos Galaxy A53 e Galaxy A73 que têm um custo mais acessível e apresentam recursos tão interessantes como a variante Plus da série premium.

Existem até analistas que consideram que o Galaxy Z Flip4 canibalizou o Galaxy S22+, por ter igualmente recursos de topo e com o bónus adicional de ser dobrável.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt