Samsung: "Não há diferença entre o processador Snapdragon e Exynos" no Galaxy S20! Mas será mesmo assim?

Filipe Alves
2 comentários

O Samsung Galaxy S20, tal como outros topo de gama da marca, chegaram com dois tipos de variantes nos seus Samsung Galaxy S20. Alguns modelos são vendidos com o processador Snapdragon, outros com os chips Exynos, fabricados pela Samsung.

Em Portugal, os Samsung Galaxy S20 chegam com o chip Exynos e, segundo informações que circulam na internet, o processador da Samsung é severamente inferior ao Snapdragon. O problema é que a Samsung cobra exatamente o mesmo valor pelo smartphone, independentemente do processador.

Samsung diz que não há diferenças nos processadores

Samsung Galaxy S20

A Samsung saltou em defesa dizendo que os processadores são seriamente idênticos em nível de desempenho. Contudo, não é propriamente o que os utilizadores acreditam.

Aliás, ainda há pouco tempo vimos uma petição para a Samsung utilizar os processadores Snapdragon em todos os modelos Galaxy S20 ou então criar uma diferença de valor entre os modelos.

Numa declaração oficial à SamMobile a Samsung referiu que "O Galaxy S20 é um smartphone que foi reimaginado para mudar a maneira como experimentas o mundo. E, dependendo da região, o Galaxy S20 será lançado com o Exynos 990 ou o Snapdragon 865. Os processadores Exynos e Snapdragon passam pelo mesmo rigor. Além dos cenários de teste da vida real, a fim de oferecer um desempenho consistente e ideal. E isso ocorre durante todo o ciclo de vida do smartphone."

Ainda assim, temos um vídeo que nos comprava que a história não é bem assim. O Youtuber "Chong Liu" pôs à prova o Exynos 990 do Samsung Galaxy S20 ao lado do Snapdragon 855 do Samsung Galaxy S10+ (ou seja, modelo do ano passado).

Nos testes de gaming vemos que o processador Exynos está longe do ideal e fica mesmo atrás do processador da Qualcomm do ano passado.

Samsung trocou o Exynos pelo Snapdragon na sua Terra Natal

Não deixa de ser interessante ainda a opção de vender os Galaxy S20 com Snapdragon 865 na sua Terra Natal, Coreia do Sul. Um mercado que a Samsung domina e que não quer perder. Os engenheiros do desenvolvimento sentiram vergonha da decisão da Samsung. Será que isto nos indica que o Snapdragon é então superior ao Exynos? Ou foi apenas uma opção de stock?

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.