Petição pede à Samsung que use processadores Snapdragon em vez de Exynos nos seus smartphones

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Para aqueles que não seguem a tecnologia de forma atenta, é bom que fiquem a saber que os smartphones topo de gama da Samsung são diferentes de mercado para mercado.

Os Samsung Galaxy S20, por exemplo, nos Estados Unidos da América usam o processador Qualcomm (Snapdragon) e sensores fotográficos da Sony. Já na Europa e resto do mundo, os mesmos Galaxy S20 utilizam processador Exynos (fabricados pela Samsung) e sensores fotográficos da Samsung.

Petição já tem quase 5000 assinaturas

A petição é feita no "Change.org" e pede à Samsung que utilize os mesmos componentes nos smartphones que são utilizados nos Estados Unidos. Afinal de contas, os utilizadores pagam o mesmo preço pelo equipamento (na verdade, os telemóveis são mais caros na Europa).

Na petição podemos ler:

"Fora dos EUA, a Samsung vende os seus telefones com os próprios chips Exynos, em vez do Qualcomm Snapdragon. Eles também usam sensores de câmara fabricados pela Samsung, em vez dos da Sony na versão americana.

Essas partes são inferiores e existem inúmeras comparações online que o comprovam. Os telefones Exynos são mais lentos, têm bateria com pior duração, sensores e processamento de câmara pior, ficam mais quentes e aceleram mais rápido, etc.

Talvez não fosse tão mau se a Samsung fosse transparente ou se não estivéssemos a pagar exatamente o mesmo preço ou, até mais alto, que os nossos amigos nos EUA."

Podes assinar a petição aqui se também não concordas com a política da Samsung. Nada nos garante que a Samsung ouvirá o nosso pedido, porém, quantas mais assinaturas mais probabilidade temos que isso aconteça.

Processadores Exynos são mesmo inferiores?

Já houve alturas em que os processadores Exynos eram, de facto, inferiores aos Qualcomm. Contudo, não me parece que neste momento seja o caso. Pelo menos com uma diferença muito relevante.

Contudo, continuo apologista que a Samsung deveria utilizar o mesmo hardware em todos os mercados. Ou então justificar a razão pela qual usa diferentes componentes.

Quando às câmaras, tenho de admitir que tenho um fraquinho pelos sensores Sony. Normalmente estes saem-se melhor em situações de poucas luz. Um dos pormenores que não gostamos assim tanto na nossa review do Samsung Galaxy S20 que podes ver abaixo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Cadeado da Xiaomi com sensor de impressões digitais está a um preço fantástico
  • Android 11: confirmada a resposta da Google ao popular AirDrop da Apple!
  • Call of Duty: Warzone está imparável! 30 milhões de jogadores em apenas 10 dias
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.